PLANOS DE SAÚDE LIDERAM RANKING DE QUEIXAS DO IDEC
Os planos
de saúde lideram mais uma vez o ranking de queixas recebidas pelo
Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) no ano passado.
Segundo o relatório anual do instituto, divulgado hoje (4), 20% dos
atendimentos em 2012 foram relacionados a reclamações sobre planos de
saúde, como negativa de cobertura, reajustes e descredenciamento de
prestadores de serviço. De acordo com o Idec, os planos aparecem no topo
da lista pela décima primeira vez.
“Há mais de
uma década os planos de assistência médica lideram o relatório de
atendimentos do Idec, e o principal motivo é justamente o crescimento
dos planos coletivos, ou falsos coletivos (oferecidos a pequenos grupos
de consumidores), já que há ausência de regulação da ANS (Agência
Nacional de Saúde Suplementar) para esses tipos de contratos”, justifica
o Idec, em nota.
O setor
financeiro – bancos, cartões de crédito, crédito e consórcios – é o
segundo colocado na lista do Idec. Cobranças indevidas de tarifas e de
serviços não contratados estão entre as principais reclamações. Outras
queixas dos consumidores são endividamento, taxa de juros, portabilidade
de crédito e inscrição em cadastro de maus pagadores.
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