A secretaria municipal de Saúde vai dobrar, ainda este ano, a cobertura do Programa de Saúde da Família (PSF) em Ilhéus. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (22) pelo titular da pasta, Antônio Carlos Rabat, que já coordena o projeto de expansão do programa em parceria com o Governo do Estado. Hoje em Ilhéus, uma cidade com mais de 253 mil habitantes, apenas 20 por cento da população é atendida pelo programa, proposto pelo governo federal para implementar a atenção básica. O PSF é tido como uma das principais estratégias de reorganização dos serviços e de reorientação das práticas profissionais neste nível de assistência, promoção da saúde, prevenção de doenças e reabilitação.
Um concurso público que ficará à cargo da Fundação Estatal de Saúde da Família, entidade ligada à secretaria estadual de Saúde, será realizado, em data ainda a ser definida, para o preenchimento de vagas nas áreas de médicos, enfermeiros e odontólogos, aumentando em cerca de 40% a destinação de recursos públicos para o programa no município. Segundo Rabat, este avanço na cobertura, além de atender um maior contingente de pessoas, é pré-requisito para a atração de novos programas federais para Ilhéus, uma das determinações do prefeito Newton Lima ao lhe convidar para assumir a pasta.
Um outro fator que ele considera importante é que, com a ampliação do número de equipes do PSF, diminuirá uma significativa demanda hoje existente no Hospital Geral Luiz Viana Filho. “Os postos de saúde serão a porta de entrada de muitos destas pacientes e o hospital geral, que atende a uma população regional estimada em 2 milhões de habitantes, terá condições de atender com mais qualidade aos serviços de urgência e emergência”, disse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário