5 de fevereiro de 2010

FALTA DE NOMES PARA TURISMO E EDUCAÇÃO ATRASA ANÚCIO DE SECRETARIADO EM ILHÉUS

Pouco mais de 30 dias após iniciado o projeto de mudança no perfil do secretariado municipal, o prefeito de Ilhéus, Newton Lima (PSB), se esbarra em duas grandes dificuldades para acabar com a “novela”. Tem tentando, mas ainda não conseguiu encontrar nomes “de peso” para ocupar duas importantes pastas da administração. As secretarias municipais de Turismo e de Educação estariam na cota do próprio partido do prefeito, mas o PSB dá sinais de que não possui técnicos em seu quadro de filiados e militantes dispostos – e preparados - a assumir a tarefa.

Para se ter uma idéia da dificuldade, uma das últimas manobras pensadas pelo próprio PSB foi de atrair de volta para as suas hostes o médico Ruy Carvalho, contra quem Newton disputou o comando do Palácio Paranaguá, em 2008. O objetivo era transformar o adversário no mais novo secretário municipal, atraindo para a Prefeitura mais uma peça importante no tabuleiro político ilheense.

A questão é que perderia quem apostasse que a idéia era utilizar a competência do médico – que já foi diretor do Hospital Geral Luiz Vianna Filho – no comando da secretaria de Saúde. O Jornal Bahia Online apurou – e pessoas muito próximas a Ruy confirmaram – que o PSB queria, na verdade, que ele assumisse a secretaria de Educação. Isso mesmo: Educação!

Antes de Ruy, diversos nomes foram cogitados para a pasta: da vice-reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Adélia Pinheiro, à diretora do Instituto Municipal de Educação, Lindiney Campos, passando pela ex-secretária Denise Kruschewsky, que foi titular da pasta no governo do ex-prefeito Antônio Olímpio. Por enquanto, permanece no comando, o professor Sebastião Maciel que, por conta desta dificuldade, pode ser mantido no cargo. Ademais, Maciel não é considerado um nome ruim e tem um bom diálogo com as lideranças sindicais da educação de Ilhéus.

No Turismo, a idéia do PSB era ter no comando um técnico do partido que pudesse conduzir um diálogo mais operante com o secretário Domingos Leonelli, alto dirigente estadual do partido. A turismóloga Ana Matilde conta com o apoio de parte significativa do trade local para permanecer na função, tem demonstrado compromisso, mas trabalha sem recursos. E sem dinheiro não se promove uma cidade.

Segundo fontes do Palácio Paranaguá, a pasta necessita de um técnico capaz de transformá-la em uma das mais importantes nesta reforma política que vem sendo conduzida na Prefeitura de Ilhéus, como se bastasse apenas a indicação de um nome para reverter isso. Por exemplo: na semana em que se discutia uma lista de nomes para ocupar o cargo, a Setur tinha o seu telefone bloqueado, em pleno verão, por falta de pagamento.

As mais recentes novidades na composição do secretariado municipal são a confirmação do advogado Antônio Bezerra, como o novo titular da secretaria de Administração e Geerdson Ribeiro, no Interior. Ontem pela manhã, o ex-chefe de Gabinete, Jorge Bahia, assumiu a secretaria municipal de Finanças. O “novo” governo do prefeito Newton Lima já conta com a presença dos petistas Alisson Mendonça (Planejamento) e Antônio Carlos Rabat (Saúde). No Meio Ambiente, a vaga é do ex-funcionário da antiga Telebahia, José de Alencar e o comerciante Carlos Freitas, de há muito é o secretário de Serviços Públicos. Alcides Kruschewsk ainda não assumiu, mas vai para a secretaria municipal de Governo.

Apesar de faltar pouco para o fim da novela do novo secretariado, não se assuste se houver ainda alguma surpresa. E ela pode vir do PMN de Carlos Massarollo. Presidente estadual da sigla, ele é o nome preferido do prefeito para assumir a complicada secretaria municipal de Transporte e Trânsito. A vaga continua mantida para o PMN. Mas Massarollo pode, nos próximos dias, abrir mão da "cabeça" da pasta para indicar – com o apoio dos dois vereadores da sigla – o nome de um conceituado e respeitado oficial militar para o cargo. É esperar para ver os próximos capítulos desta demorada - e já cansativa - novela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário