A falta de segurança pública na cidade já começa a dar sinais da crise que pode reinar durante o carnaval. Oito bandidos fortemente armados assaltaram no início da noite deste sábado o Supermercado Rondelli, localizado na rua Tiradentes, centro da cidade. Os bandidos chegaram num veículo de marca Celta e anunciaram o assalto, causando uma onda de terror entre funcionários e clientes do estabelecimento. Para azar dos bandidos, um PM passava pelo local e reagiu. Na confusão, três deles resolveram fugir à pé, em direção à praça Cairu.
Na praça, encontraram mais dois policiais e houve troca de tiros. Um PM e um dos bancidos foram baleados. Ainda não há informações se existe risco de morte. Um dos bandidos, entretanto, conseguiu fugir e se esconder em uma residência das imediações. Fez uma idosa como refém e durante mais de uma hora a polícia teve que negociar a libertação dela. O bandido já se entregou. A polícia agora está no encalço dos demais assaltantes que fugiram no Celta. Três já estão presos. Um é fugitivo do presídio Ariston Cardoso, em Ilhéus; outro de Santa Cruz Cabrália e o terceiro é de São Paulo, segundo informações da polícia.
Apesar de estar previsto para começar oficialmente no domingo (14), o Carnaval de Ilhéus foi para as ruas na véspera. Um trio elétrico desfilou na avenida Soares Lopes, de forma desorganizada, no meio do trânsito, provocando algumas problemas. Dentre eles, o fato de a PM não estar preparada para antecipar o cronograma de ação que está previsto para acontecer a partir do domingo.
No início desta madrugada, o Jornal Bahia Online apurou que houve troca de tiros entre o restante da quadrilha e a polícia de Ilhéus, nas proximidades do Viaduto Catalão, centro de Ilhéus. O clima estava tenso na região e a Caerc, tropa de elite da PM, foi acionada para reforçar a segurança.
Um acordo firmado entre a Prefeitura de Ilhéus e a Polícia Militar determina que o Carnaval de Ilhéus aconteça até, no máximo, a meia noite. O contingente limitado de PMs à disposição da festa é o principal motivo para a medida. "É preciso garantir a segurança do folião", afirma a secretária municipal de Turismo, Ana Matilde da Hora.
Os organizadores da festa estão preocupados com os últimos acontecimentos ocorridos na região central da cidade durante a realização do Ilhéus Fitness, quando vândalos destruiram coletores de lixo, telefones públicos e arrombaram alguns estabelecimentos comerciais. Fizeram uma espécie de arrastão. O Ilhéus Fitness acontece às 18 horas e seu término, geralmente, ocorre antes das 21 horas, bem mais cedo do limite do horário no carnaval.
O comandante da PM, Tenente Coronel Batista, informou que para o sucesso da Operação Carnaval, "será preciso a colaboração da cidade". Ele disse que a PM vai usar da criatividade para garantir a segurança, em função da quantidade limitada de policiais que permanecerão na cidade. Por dia, estarão em serviço 80 Policiais Militares. Mas parte deste efetivo não estará nas ruas. O número engloba os PMs que estarão trabalhando na parte administrativa da festa.
O comandante reconheceu também que para atender a festa na avenida Soares Lopes, a segurança nos bairros periféricos - onde ocorre a maior parte dos crimes - ficará comprometida. "Com esta quantidade que dispomos poderemos chegar à quarta-feira de cinzas com saldo de alegria e quase nada de tristeza", disse. "O que a população pode ter certeza é de que os policiais estão dispostos a promover um empenho triplicado", garantiu.
Além de mini-trios e trios elétricos, os cantores Cid Guerreiro, Simone Moreno e Viviane Trípodi serão algumas das principais atrações do Carnaval de Ilhéus, que acontece este ano no período de 14, 15 e 16 (domingo, segunda-feira e terça-feira), sempre a partir das 14 horas. Mais uma vez, a festa será realizada em parceria com o Governo do Estado, através da secretaria estadual do Turismo. Como nos anos anteriores, o palco será a avenida Soares Lopes, principal cartão postal da cidade, no trecho entre as imediações do Cinema Santa Clara e a Catedral de São Sebastião.
Nenhum comentário:
Postar um comentário