7 de dezembro de 2009

Recuperação do Aterro Sanitário foi discutida em reunião com vereadores de Ilhéus


Aconteceu na noite da última quinta-feira 3, uma reunião no plenário da Câmara Municipal de Ilhéus onde foi discutida a recuperação do aterro sanitário de ilhéus. Atualmente, o aterro esta localizado no distrito de Itariri, ao norte da cidade. No local, residem aproximadamente 75 famílias que sobrevivem em situação precária da coleta e venda de materiais recicláveis tais como papel, papelão, plástico e garrafas peti.
       Estavam presentes na reunião os vereadores Jailson Nascimento, Carmelita Ângela, Dinho Gás, Paulo Carqueija, Alisson Mendonça e Valmir Freitas, a coordenadora do projeto de recuperação do Aterro Sanitário de Ilhéus, Fátima Espinheira. Segundo ela “as ações para recuperação do Aterro Sanitário de Ilhéus incluem não só as obras de recuperação física, como também a implementação de um modelo de gestão sustentável e compartilhado, que consolide sua operação ambientalmente adequada e a inserção social dos catadores de resíduos sólidos”.

           Na ocasião, disse ainda que a questão social, que ocorre com a ocupação dos catadores no aterro, que se encontram no local e que fazem do lixo a sua subsistência, será solucionada em etapas, até que seja viabilizada a coleta seletiva na cidade de Ilhéus, onde está prevista a participação dos catadores, que hoje ocupam o aterro, como forma de inclusão social.
          A primeira etapa para a nova intervenção, ou seja, a recuperação do aterro foi iniciada com um processo de mobilização e articulação dos catadores para as ações de cidadania e saúde e que foram empreendidos por técnicos da Conder e da Prefeitura Municipal de Ilhéus.
         Dentre as ações de recuperação do aterro foi construído um galpão provisório para a triagem de materiais que serão disponibilizados para os catadores, visando a retirada dos catadores nas células de lixo, uma vez que durante a recuperação do aterro este continuará a receber os resíduos, gerados na cidade diariamente, portanto com máquinas trabalhando.
        Na manhã de ontem, no Palácio Paranaguá, foi realizada uma reunião com o corpo de técnicos da Conder, Fundação Escola Politécnica da Bahia, Prefeitura Municipal de Ilhéus para apresentação do Plano de Caracterização do Lixo que consiste em um elemento fundamental para a formação do Programa de coleta Seletiva, e do plano de Comunicação e Mobilização Social que promoverá a disseminação de informações e ações de mobilização social da população para participação ativa na coleta seletiva .
Segundo Fátima Espinheira esses instrumentos “visam a implantação de uma nova política de coleta dos resíduos no município, incluindo um modelo de gestão, com alternativas para o aproveitamento do lixo para a reciclagem, incluindo mobilização social, ações de educação ambiental e a inserção de catadores em cooperativas”
       Para o representante da Fundação Escola Politécnica, Luís Camargo, será iniciada em fevereiro próximo a pesquisa de caracterização do lixo, a fim de conhecer as características do lixo, a produção per capita de resíduos, em domicílios e estabelecimentos comerciais.
       O resultado da pesquisa permitirá melhor planejamento e gerenciamento do lixo, a exemplo do dimensionamento de instalação e equipamentos, existindo  diferenças de cidade a cidade”, informou Fátima Espinheira.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário