22 de dezembro de 2009

VEREADOR VALMIR VISITA GOVERNADOR WAGNER EM BUSCA DE MELHORIAS PARA DISTRITOS



Nesta segunda (21) o vereador Valmir Freitas esteve em audiência com o governador do Estado da Bahia Jaques Wagner, com o objetivo de buscar melhorias e obras para os distritos. Na audiência o vereador expôs a sua preocupação com o interior que por muitas vezes se tornam esquecidos, porém com esta parceria o vereador busca avanços significativos na infra-estrutura dos distritos. O encontro aconteceu no gabinete do Governador e contou com a presença do Secretário Estadual do PP, Jabes Ribeiro e outros vereadores do município de Ilhéus. Na oportunidade o vereador Valmir entrega ofício solicitando melhorias para os distritos de Inema, Pimenteira e Banco central. A exemplo de pavimentação de ruas e pavimentação asfáltica nas estradas vicinais que dão acesso aos referidos distritos.

12 de dezembro de 2009

DISTRITO DE INEMA RECEBE PROJETO DE CONTROLE E PREVENÇÃO DE VERMINOSES


O vereador Valmir Freitas em parceria com alunos da  UNIME E UESC, iniciaram um projeto no objetivo de coletar amostras fecais para desenvolver um trabalho de prevenção e controle de verminoses. A iniciativa do projeto partiu da estudante de Farmacologia Ruth Apóstolo com o apoio total do vereador Valmir Freitas, que mobilizou a comunidade e agentes comunitários para auxiliar nesse projeto. Com as pesquisas foram identificados vários gêneros de vermes nas amostras coletadas, são eles do tipo: Trichuris trichiura, Schistosoma e Ascaris Lumbricoides. Diante do resultado, o próximo passo é orientação, medicação e tratamento para a população, para tanto, os resultados serão encaminhados à Secretaria de Saúde para que em estudo conjunto possam ser definidas estratégias que levem a  um tratamento específico para que a população possa usufruir de uma vida mais saudável. O projeto prevê também nos meses subseqüentes estudos e controle do diabetes e hipertensão. O vereador Valmir destacou a imensa importância do projeto no sentido de que uma comunidade carente como Inema, precisa de meios para melhorar a saúde da população e acrescenta que já está disponibilizando suporte para que o referido projeto seja levado também para outros distritos a exemplo de Banco Central e Pimenteira. Ainda neste mês de dezembro, uma equipe de pesquisadores, médicos e estudantes de Farmacologia da UNIME farão uma visita na comunidade para organizar palestras, estudos e orientações a população além da distribuição de medicamentos para tratamento e controle das verminoses.

11 de dezembro de 2009


 Será realizada nesta sexta-feira, dia 11, às 9h no plenário da Câmara Municipal de Ilhéus, uma sessão especial em comemoração ao Dia da Bíblia. Hoje, o dia dedicado às Escrituras Sagradas é comemorado em cerca de 60 países, sempre no 2º domingo de dezembro.
   A palavra Bíblia significa "livros", e vem do grego (língua em que foi escrito o Novo Testamento) "tà Bíblia" - ou seja, livros sagrados. O plural justifica-se, já que a Bíblia não é um livro somente, mas uma biblioteca composta de 66 livros, sendo que 39 pertencem ao Antigo Testamento e 27 ao Novo Testamento.   Foram convidados para sessão:
- Igreja Batista Lindinópolis
- Igreja Plena Unção
- Igreja Assembléia de Deus
- 1ª Igreja Batista de Ilhéus
- Igreja Adventista
- Igreja Maramata
- AMEI (Associação dos Ministros Evangélicos de Ilhéus)
 

9 de dezembro de 2009

Projeto de Lei de parcelamento de dívidas do município é sancionado pelo prefeito Newton Lima


O Projeto de Lei nº 110/2009 foi aprovado pela Câmara de Vereadores e posteriormente sancionado por Newton Lima, prefeito de Ilhéus. O PL autoriza o Poder Executivo a firmar acordo de parcelamento e reparcelamento de dívidas oriundas de contribuições devidas ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), inclusive a parcela oriunda ao Poder Legislativo, ao PASEP e multas fixadas na CLT.
       Os relatores Gilberto Souza (Bel do Vilela), representando a comissão de finanças e Marcos Flávio, representando a comissão de Justiça concluíram que a proposta pretende regularizar a situação do município de Ilhéus junto a União sem aumentar ou reduzir as despesas da cidade, visto que a previsão orçamentária para que o Projeto de Lei seja colocado em prática. A lei foi sancionada pelo prefeito no dia 11 de novembro de 2009 e entrou em vigor na data de sua publicação.

7 de dezembro de 2009

Recuperação do Aterro Sanitário foi discutida em reunião com vereadores de Ilhéus


Aconteceu na noite da última quinta-feira 3, uma reunião no plenário da Câmara Municipal de Ilhéus onde foi discutida a recuperação do aterro sanitário de ilhéus. Atualmente, o aterro esta localizado no distrito de Itariri, ao norte da cidade. No local, residem aproximadamente 75 famílias que sobrevivem em situação precária da coleta e venda de materiais recicláveis tais como papel, papelão, plástico e garrafas peti.
       Estavam presentes na reunião os vereadores Jailson Nascimento, Carmelita Ângela, Dinho Gás, Paulo Carqueija, Alisson Mendonça e Valmir Freitas, a coordenadora do projeto de recuperação do Aterro Sanitário de Ilhéus, Fátima Espinheira. Segundo ela “as ações para recuperação do Aterro Sanitário de Ilhéus incluem não só as obras de recuperação física, como também a implementação de um modelo de gestão sustentável e compartilhado, que consolide sua operação ambientalmente adequada e a inserção social dos catadores de resíduos sólidos”.

           Na ocasião, disse ainda que a questão social, que ocorre com a ocupação dos catadores no aterro, que se encontram no local e que fazem do lixo a sua subsistência, será solucionada em etapas, até que seja viabilizada a coleta seletiva na cidade de Ilhéus, onde está prevista a participação dos catadores, que hoje ocupam o aterro, como forma de inclusão social.
          A primeira etapa para a nova intervenção, ou seja, a recuperação do aterro foi iniciada com um processo de mobilização e articulação dos catadores para as ações de cidadania e saúde e que foram empreendidos por técnicos da Conder e da Prefeitura Municipal de Ilhéus.
         Dentre as ações de recuperação do aterro foi construído um galpão provisório para a triagem de materiais que serão disponibilizados para os catadores, visando a retirada dos catadores nas células de lixo, uma vez que durante a recuperação do aterro este continuará a receber os resíduos, gerados na cidade diariamente, portanto com máquinas trabalhando.
        Na manhã de ontem, no Palácio Paranaguá, foi realizada uma reunião com o corpo de técnicos da Conder, Fundação Escola Politécnica da Bahia, Prefeitura Municipal de Ilhéus para apresentação do Plano de Caracterização do Lixo que consiste em um elemento fundamental para a formação do Programa de coleta Seletiva, e do plano de Comunicação e Mobilização Social que promoverá a disseminação de informações e ações de mobilização social da população para participação ativa na coleta seletiva .
Segundo Fátima Espinheira esses instrumentos “visam a implantação de uma nova política de coleta dos resíduos no município, incluindo um modelo de gestão, com alternativas para o aproveitamento do lixo para a reciclagem, incluindo mobilização social, ações de educação ambiental e a inserção de catadores em cooperativas”
       Para o representante da Fundação Escola Politécnica, Luís Camargo, será iniciada em fevereiro próximo a pesquisa de caracterização do lixo, a fim de conhecer as características do lixo, a produção per capita de resíduos, em domicílios e estabelecimentos comerciais.
       O resultado da pesquisa permitirá melhor planejamento e gerenciamento do lixo, a exemplo do dimensionamento de instalação e equipamentos, existindo  diferenças de cidade a cidade”, informou Fátima Espinheira.


 

4 de dezembro de 2009

Governo defende revisão do estudo sobre a demarcação no Sul da Bahia.


O governador da Bahia, Jaques Wagner, defende que haja uma revisão no estudo realizado pela Fundação Nacional do Índio que prevê a demarcação de uma área de 47.370 hectares, englobando os municípios de Una, Buerarema e Ilhéus, tendo em vista os equívocos, os erros e as eventuais injustiças que possam ser cometidas caso o processo seja efetivado como propõe o relatório da Funai.A informação foi do secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Estado da Bahia, Nelson Pellegrino, durante encontro com centenas de agricultores do Sul da Bahia, realizado na manhã desta quarta-feira(02), na Câmara de Vereadores de Ilhéus. Nelson Pellegrino informou ainda que o governador Jaques Wagner defende uma solução negociada para o problema da demarcação onde se reconheça os direitos dos agricultores e também do povo Tupinambá.

        Sobre a questão das invasões de terras no Sul da Bahia, Nelson Pellegrino fez questão de colocar que por enquanto existe apenas um estudo sobre a demarcação e que esse relatório da Funai não dá direito a nenhum grupo indígena fazer ocupações de áreas. “Esse estudo não legitima e não antecipa nenhum direito de ocupação e o estado deve fazer cumprir todas as reintegrações de propriedades”, explicou. Para ele, o estado não pode se omitir diante das reintegrações. “Se o estado se omite, abre caminhos para que particulares resolvam o problema. E esse é um caminho muito perigoso”, alertou.

  Nelson Pellegrino disse ainda que esta não será a última vez que visitará a região para discutir essa questão da demarcação e acredita que não haverá uma solução a curto prazo para o problema. Na avaliação do secretário, também não haverá uma solução ideal para o problema da demarcação. “Haverá uma solução possível e essa solução terá que ser a menos danosa”, acrescentou. Logo após o encontro com os agricultores regionais Nelson Pellegrino visitou parte da área do conflito, nas regiões de Olivença e Sapucaeira, onde conversou com lideranças indígenas e moradores da área onde a Funai pretende demarcar.

  Durante o encontro com o secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, o presidente da Associação dos Pequenos Agricultores de Ilhéus, Una e Buerarema, Luiz Henrique Uaquim, falou dos prejuízos que a demarcação vai trazer para todo o Sul da Bahia, já que nessa área estão cerca de 22 mil pessoas que vivem basicamente da agricultura familiar e que poderão ser expulsos de suas propriedades. Luiz Henrique Uaquim também entregou a Nelson Pelegrino um documento que poderá servir como embasamento para que o Governo do Estado possa compreender mais sobre o conflito criado pela Funai a partir da publicação do relatório propondo a demarcação. No documento o presidente da Associação de Agricultores cita questões como graves indícios de cadastramento fraudulento de índios, denúncias de irregularidades na aquisição de financiamentos junto ao Pronaf através do Banco do Nordeste, suspeita de que grupos estariam sendo beneficiados na definição da área a ser demarcada e ainda a possibilidade de que os invasores de terras estariam provocando um grande desmatamento de área da mata atlântica para o comércio ilegal de madeira.

1 de dezembro de 2009

WAGNER FALA DE PESQUISA, AGERBA E PROJETOS

No almoço com editores de blogs da Bahia, o governador Jaques Wagner comentou a pesquisa do Instituto Campus que lhe atribui 48,4% das intenções de voto. Segundo ele, o mais alto percentual obtido após a sua posse não mudou o seu ponto de vista sobre as pesquisas.
“Eu não sou o melhor exemplo para falar de pesquisas”, disse Wagner, numa referência à eleição de 20006 e reforçando que os números são bons, mas “retratam um momento”. Ainda de acordo com o “Galego”, levantamentos apenas servem de bússola.
O governador abordou no almoço questões relacionadas ao sul da Bahia, como o Complexo Intermodal Porto Sul, a duplicação da rodovia Ilhéus-Itabuna, o DPT de Ilhéus e ações sociais para combate à violência na região.
Wagner enfatizou que já na semana passada se reuniu com técnicos do Dnit e do Ministério dos Transportes para discutir o projeto de duplicação da rodovia – na verdade, construção de uma pista à margem direita do rio Cachoeira.
O governador mostrou certo temor de que a lei eleitoral impeça o início das obras da Ilhéus-Itabuna, mas a gestão está se empenhando para que os recursos e o projeto estejam garantidos antes de maio.
Questionado pelo Pimenta, o governador sustentou que em nenhum momento, nestes últimos dias, recebeu qualquer tipo de pressão do PP baiano, devido às investigações da Operação Expresso, que deteve o empresário Paulo Carletto, da Rota Transportes.
A operação atingiu politicamente Ronaldo Carletto, sócio da Rota e irmão de Paulo. Wagner descartou ainda conotação política e criticou setores da imprensa que tentaram desacreditar a investigação da Operação Expresso.

Ele avisou que as investigações das denúncias de corrupção na Agerba “estão só começando”. E repetiu que amigos ou assessores que tiverem problema com corrupção devem procurar um advogado, e não a ele.