30 de junho de 2013

CASA DE APOIO WALTER EVANGELISTA COMPLETA 04 ANOS DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO ILHEENSE

Neste  01.07 (segunda-feira) um dos mais importantes projetos sociais do vereador Valmir Freitas completa 04 anos de existência. Trata-se da CASA DE APOIO WALTER EVANGELISTA, idealizado pelo vereador Valmir, o projeto existe desde 2009 e tem desempenhado importante papel na ajuda aos mais carentes da população ilheense, em especial o povo do interior mais distante a exemplo dos moradores dos distritos de Inema, Pimenteira e Banco Central, entre outros. A casa de destaca pelo atendimento as pessoas que em busca de serviços básicos na sede, por lá se abrigam para que com a devida dignidade possam resolver seus problemas. Ela fica localizada na Avenida ACM no bairro Malhado e prioriza acolher os cidadãos que enfrentam as dificuldades de hospedagem quando por aqui precisam pernoitar, onde inclui-se alimentação em geral, visto que os horários de transporte inviabilizam a chegada em tempo para que os mesmos sejam atendidos em hospitais, clínicas e órgãos de serviços sociais. A iniciativa existe desde o 1º mandato do vereador Valmir e tem minimizado o sofrimento dos munícipes do interior que encontram nela o apoio, o amparo e a comodidade quando estão na sede. Valmir enfatiza que tem sido uma árdua tarefa manter o projeto, haja visto que o mantem com recursos próprios mas que atende de forma generalizada a todos os cidadãos do interior e até mesmo de outros municípios. “ O homem do campo quando vem para a cidade, busca sobretudo, o auxílio para que seus problemas sejam resolvidos de forma simples e eficaz, e é o que temos feito durante estes 04 anos”, destaca o vereador. Na oportunidade, o edil acrescenta que manterá seus esforços para que a comunidade ilheense seja contemplada com este projeto no que for viável e que os menos favorecidos têm sido ricamente beneficiados com mais esta ação, entre outras que compõem o seu mandato.

DIVULGADORES DO TELEXFREE PROTESTAM NA RODOVIA ILHÉUS-ITABUNA

Protesto do telexfree
Imagem: Gabriela Caldas/Blog do Gusmão

Na tarde deste domingo (30), divulgadores do telexfree impediram a passagem de veículos na rodovia Ilhéus – Itabuna, em frente à construção do Cidadelle. Eles protestavam contra a decisão do Tribunal de Justiça, que suspendeu os pagamentos e novas adesões à empresa, por considerar o negócio crime contra a economia popular.

A pista ficou interditada por mais de 1 hora. De acordo com os divulgadores, a decisão é injusta e muitos trabalhadores estão em prejuízo com o bloqueio das contas.

A polícia tentou controlar o tráfego no local, pois o congestionamento estava intenso na estrada. Os manifestantes se recusaram, em determinado momento, a liberar parte da pista, e os policiais anotaram as placas dos veículos estacionados ao longo do acostamento, já que é proibido o estacionamento em BR. 

 

28 de junho de 2013

27 de junho de 2013

VEREADOR PARTICIPA DE SOLENIDADE DE ASSINATURA DA ORDEM DE SERVIÇO DA NOVA PONTE DE ILHÉUS

O vereador Valmir Freitas (PT) participou nesta quinta-feira (27) da Solenidade de Assinatura da Ordem de Serviço da construção da Nova Ponte Ilhéus-Pontal, com a presença do Governador Jacques Wagner no salão de eventos do Hotel Praia Sol.  O vereador destaca a importância do evento pois reconhece um grande marco na história de conquistas do povo ilheense já que a construção da nova ponte faz parte de um grande anseio da comunidade local. Como parte das comemorações pelo aniversário de Ilhéus (28 de junho), a assinatura autoriza o início imediato das obras, que devem ser concluídas em dois anos. Sob a responsabilidade do Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba), a construção da primeira ponte estaiada da Bahia atende a uma antiga demanda de moradores e turistas, melhorando a mobilidade na cidade. “Não tenho dúvida de que a ponte vai aumentar o embelezamento da cidade, melhorando muito o fluxo e o turismo de Ilhéus”, afirmou Wagner. Além da nova ponte de 497 metros de extensão, as obras preveem a construção de 2,2 quilômetros de sistema viário no trecho da BA-001. O projeto inclui ainda a implantação de vias de acesso e outras intervenções urbanas. Na oportunidade o governador recebeu do prefeito municipal Jabes  Ribeiro a Comenda de Mérito São Jorge dos ilhéus, como forma de reconhecimento pelos serviços prestados em ações voltadas para o bem estar da sociedade ilheense. Também estiveram presentes na solenidade os secretários estaduais da Casa Civil, Rui Costa, e do Turismo, Domingos Leonelli, deputados federais e estaduais, além do presidente do Sintepav – Bebeto Galvão, além vários prefeitos, secretários, e demais vereadores do  município.







25 de junho de 2013

Câmara derruba PEC que tentava limitar o poder de investigação do MP

Deputados no plenário da Câmara em sessão de votação da PEC 37 (Foto: Luis Macedo/Agência Câmara)
A Câmara dos Deputados derrubou nesta terça-feira (25), por 430 votos a nove (e duas abstenções), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que impedia o Ministério Público de promover investigações criminais por conta própria. O texto da chamada PEC 37 (entenda) previa competência exclusiva da polícia nessas apurações. Com a decisão da Câmara, a proposta será arquivada.
Pela proposta de alteração na carta constitucional, promotores e procuradores não poderiam mais executar diligências e investigações próprias – apenas solicitar ações no curso do inquérito policial e supervisionar a atuação da polícia. A rejeição da proposta era uma das reivindicações dos protestos de rua que se espalharam em todo o país.
ntes de iniciar a votação nominal, o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), fez um apelo para que a proposta que limita o MP fosse derrotada por unanimidade.
“Tenho o dever e a sensibilidade de dizer a esta casa que todo o Brasil está acompanhando a votação desta matéria, nesta noite, no plenário. E por isso tenho o dever e a sensibilidade de declarar, me perdoe a ousadia, que seria um gesto importante, por unanimidade, derrotar essa PEC”, disse.
A votação foi acompanhada por procuradores e policiais, que ocupavam cadeiras na galeria do plenário da Câmara. Conduzidos pelo líder do PSDB, Carlos Sampaio (SP), promotor de Justiça licenciado, parlamentares tucanos ergueram cartazes no plenário contra a PEC 37. As cartolinas estampavam “Eu sou contra a PEC 37. Porque não devo e não tenho medo da investigação. A quem interessa calar o MP?”, indagava o manifesto.
Ao abrir a sessão extraordinária, o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), afirmou que era necessário votar a PEC 37, mesmo sem acordo.
“Lamentavelmente chegamos a 95% de acordo. Faltaram 5% para concluirmos um texto. Esta Casa demonstrou sua vontade de estabelecer um perfeito entendimento entre o Ministério Público e os delegados. Mas na hora que não foi possível, isso não poderia ser pretexto para não votar a PEC. Ela não poderia ficar pairando”, disse.
Henrique Alves disse ainda “ter certeza” de que os parlamentares voltariam a proposta pensando no que seria melhor para o país.“ Tenho certeza de que cada parlamentar estará votando de acordo com a sua consciência, para o combate à corrupção, o combate à impunidade”, disse
Em discurso no plenário, o líder do PSOL na Câmara, Ivan Valente (RJ), destacou o papel das manifestações populares na derrubada da PEC 37. “Lá na CCJ da Câmara a maioria dos deputados era a favor da PEC 37. A maioria desse plenário era a favor da PEC 37. [...] Essa PEC vai ser derrubada pelo povo nas ruas”, afirmou.
Todos os partidos orientaram as bancadas para rejeitar a proposta. “A bancada do Democratas vai votar em sua ampla maioria, senão na sua totalidade, para derrotar a PEC 37. Mas aos colegas que votarem favoravelmente a ela, o meu respeito, porque eu respeito qualquer parlamentar no momento da sua decisão e votação”, disse o líder do DEM, deputado Ronaldo Caiado (GO).
Ao defender a rejeição da PEC 37, o líder do PMDB, Eduardo Cunha (RJ), afirmou que o partido quer dar uma reposta às manifestações.
O autor da proposta, deputado Lourival Mendes (PTdoB-MA), foi o único a defender o texto no plenário. Ele afirmou que a PEC 37 foi rotulada de forma “indevida” como sinônimo de “impunidade”.

“Essa PEC tramitou nesta Casa com 207 assinaturas, foi aprovada na CCJ [Comissão de Constituição e Justiça], foi aprovada na comissão especial. Lamentavelmente, num acidente de percurso, a PEC foi rotulada e alcançada por um movimento que nada tem a ver com sua propositura. Não é verdadeiro o rótulo de impunidade da PEC”, afirmou.

Microempreendedores individuais de Ilhéus ganham novos benefícios no Banco do Brasil.

Foto: Gidelzo Silva
Uma parceria firmada entre a Secretaria Municipal de Indústria e Comércio (Sedic) e o Banco do Brasil vai dinamizar os negócios dos microempreendedores individuais de Ilhéus (MEI). A parceria possibilitará a abertura de novos créditos, o fornecimento de maquinetas de cartão com três meses de isenção de taxas e a abertura de contas com tarifas diferenciadas, além da aquisição de diversos outros produtos aos pequenos empreendedores. O Balcão do Empreendedor da Sedic e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) ficarão responsáveis em ministrar capacitações voltadas para a melhor aplicação possível dos recursos.
O acordo foi firmado durante reunião na semana passada pelo vice-prefeito e secretário de Indústria e Comércio de Ilhéus, Carlos Machado (Cacá), o agente de desenvolvimento da Prefeitura, Roberto Garcia, e os gerentes do Banco do Brasil, Wilton Souza e Naelton Nogueira. Para facilitar o acesso dos microempreendedores individuais aos produtos disponíveis, o agente de Desenvolvimento da Sedic, Roberto Garcia, informa que, a partir da segunda semana de julho, um funcionário do Banco do Brasil atenderá no Balcão do Empreendedor, de segunda a sexta-feira, em horário ainda a ser definido.
O Balcão do Empreendedor fica localizado no andar térreo do Anexo Único de Secretarias, localizado na Rua Santos Dumont, Centro. Garcia informa também que a partir do mês de julho, o espaço contará com o trabalho de um funcionário da Câmara de Dirigentes Lojistas de Ilhéus (CDL) que fará consultas ao SPC/Serasa, além de estimular a participação dos microempreendedores nas campanhas do órgão.
Roberto Garcia informa que através da parceria, o Banco do Brasil doará ao Balcão do Empreendedor alguns equipamentos, a exemplo de cinco computadores, uma impressora e um ar condicionado. “Estamos concluindo a estrutura física do balcão para oferecer o melhor serviço possível aos cerca de quatro mil microemprendedores individuais do município, que são aqueles autônomos formalizados que possuem faturamento anual de até 60 mil reais”, diz.
Balcão – O Balcão do Empreendedor funciona de segunda a sexta-feira, sempre das 8h30 às 18 horas, com os seguintes serviços: formalização de novos microempreendedores individuais (MEI), liberação de alvarás, cursos de capacitação, consultorias empresariais, auxílio para a entrega da Declaração Anual de Faturamento e a análise para a concessão de microcréditos.
Carlos Machado lembra que o funcionamento do Balcão do Empreendedor atende a uma exigência da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. “Com a Lei Geral e o Balcão do Empreendedor, estamos tendo a oportunidade de apresentar as novas potencialidades do mercado, realidade que nos permite dinamizar, ainda mais, a economia municipal”, afirma o vice-prefeito e secretário municipal.
Com o Balcão, prossegue Carlos Machado, o governo municipal tem a oportunidade de ampliar a assistência aos micro e pequenos empreendedores por meio da informação, formação e orientação. “Além disso, com ele, também já estamos conferindo uma maior agilidade aos procedimentos administrativos que impactam o dia-a-dia dos negócios e da vida empresarial”, acrescenta.
MEI – Microempreendedor Individual (MEI) é a pessoa que trabalha por conta própria e que se legaliza como pequeno empresário. Para ser um microempreendedor individual, é necessário faturar, no máximo, até R$ 60 mil por ano e não ter participação em outra empresa como sócio ou titular. A Lei Complementar nº 128, de 19/12/2008, criou condições especiais para que o trabalhador conhecido como informal possa se tornar um MEI legalizado.
Entre as vantagens oferecidas pela Lei Complementar 128, está o registro no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), o que facilita a abertura de conta bancária, o pedido de empréstimos e a emissão de notas fiscais.  Além disso, o MEI será enquadrado no Simples Nacional e ficará isento de vários tributos, a exemplo do PIS, Cofins, IPI e CSLL. Com essas contribuições, alerta o Portal do Microempreendedor, o trabalhador passa a ter acesso a uma série de benefícios, como aposentadoria, auxílio-doença e auxílio-maternidade.
Após a formalização, o novo empreendedor tem o seguinte custo: para a Previdência, R$ 33,90 por mês (representando 5% do salário mínimo), para o Estado, R$ 1,00 fixo por mês (se a atividade for comércio ou indústria) e, finalmente, para o Município, R$ 5,00 fixos por mês (se a atividade for prestação de serviços). O pagamento desses valores é feito por meio do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), que pode ser gerado em qualquer computador conectado à Internet. Por outro lado, o pagamento deve ser feito na rede bancária e casas lotéricas até o dia 20 de cada mês.
Ascom PMI

Governador assina ordem de serviço para nova ponte de Ilhéus nesta quinta-feira.

Foto – Blog Agravo- Projeto da Nova Ponte do Pontal
O governador da Bahia, Jaques Wagner, estará em Ilhéus nesta quinta-feira, 27 de junho, para, ao lado do prefeito Jabes Ribeiro, assinar a ordem de serviço para a construção da nova ponte de ligação entre a zona sul e o centro da cidade. O ato será realizado às 11 horas, no salão de convenções do Hotel Praia do Sol, localizado à margem da rodovia Ilhéus-Canavieiras, como parte da programação comemorativa do aniversário de 479 anos de fundação e 132 anos de elevação à categoria de cidade.
A ordem de serviço para construção da ponte será concedida à empresa vencedora da licitação, a Constran S/A Construções e Comércio, cuja obra tem previsão para ser concluída em 24 meses. Esta será a primeira ponte estaiada da Bahia, modelo que permite conciliar aspectos naturais às necessidades de mobilidade da cidade, promovendo o desenvolvimento sustentável, especialmente da atividade turística.
Serão investidos cerca de R$ 165 milhões na obra, que inclui outras intervenções urbanas.
O projeto da nova ponte de Ilhéus envolve também a implantação de vias de acessos, que ainda serão debatidas pela equipe do Departamento de Infraestrutura de Transporte da Bahia (Derba) em conjunto com os moradores das áreas onde ocorrerão as intervenções.

Cachoeira é sede do governo estadual pelo sexto ano consecutivo

Nesta terça-feira (25), o município de Cachoeira, no Recôncavo baiano, é pelo sexto ano consecutivo a sede do Governo do Estado. O governador Jaques Wagner despacha na cidade, onde vários serviços públicos estaduais estarão disponíveis para a população, a exemplo do SAC Móvel, Biblioteca Móvel e apresentação da Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba).
A Lei 10.695/07, aprovada pela Assembleia Legislativa da Bahia e sancionada pelo governador Jaques Wagner, estabelece que em 25 de junho a sede do governo seja transferida para Cachoeira, tendo em vista que neste dia, no ano de 1822, os moradores de Cachoeira iniciaram as lutas pela Independência da Bahia, culminando com a batalha final, em 2 de Julho de 1823, data magna do estado.
No início deste mês, a presidente Dilma Rousseff sancionou a lei que inclui o 2 de julho como data histórica do calendário de efemérides nacionais. “Essa é a semana da Independência baiana e brasileira e por isso o Congresso Nacional reconhece acertadamente o 2 de julho como data nacional, colocando-a na altura que ela merece”, afirmou Wagner.
A programação oficial foi aberta no início da manhã. Por volta das 8h, Wagner e outras autoridades participaram do hasteamento das bandeiras do Brasil, da Bahia e de Cachoeira em solenidade realizada em frente à câmara de vereadores do município.
As comemorações seguem com o Te Deum, missa solene celebrada na Igreja do Rosário, mesmo local onde se apresenta a Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba), ÀS 11h.
Ainda em Cachoeira, será entregue a casa nº 25, localizada na Rua Ana Nery. A construção foi restaurada por meio do programa Monumenta. À tarde, a programação continua com uma sessão solene na câmara municipal e, encerrando as atividades, o desfile cívico pelas principais ruas da Cidade Heroica.

Oposição acusa Dilma de atropelar o Congresso ao propor plebiscito

A oposição acusou hoje a presidente Dilma Rousseff de atropelar o Congresso Nacional ao propor a realização de plebiscito para consultar a população sobre a realização de uma constituinte exclusiva para discutir a reforma política no país. Com críticas ao discurso de Dilma sobre os protestos que se espalham pelo país, os presidentes do PSDB, DEM e MD (Mobilização Democrática) avaliam que a presidente não deu respostas suficientes aos brasileiros que protestam por melhores condições de vida.
“É uma competência exclusiva do Congresso convocar plebiscito. Para desviar atenção, ela transfere ao Congresso uma prerrogativa que já é do Legislativo e não responde aos anseios da população”, disse o presidente do PSDB, senador Aécio Neves (MG). A oposição diz ser favorável à consulta popular sobre a reforma política, mas discorda da convocação de Assembleia Constituinte específica para discutir a reforma política.
“Nenhum de nós é contra consulta popular, mas fazer plebiscito sobre o que o Congresso precisa fazer? Não adianta querer entrar agora com manobra diversionista. A reforma é importante, mas vamos cuidá-la com o devido amparo legal”, atacou o presidente do DEM, senador José Agripino Maia (RN).
Os presidentes dos partidos de oposição avaliam que Dilma adotou um “discurso velho” ao dialogar com os manifestantes, que têm uma nova forma de protesto –além de ter “transferido” ao Congresso, governadores e prefeitos problemas que são de sua administração.
“A presidente esqueceu que seu partido governa o país há mais de 10 anos, mas parece alguém que acabou de assumir o mandato. Ela transfere ao Congresso essa responsabilidade e aos Estados e municípios a competência para desonerar transporte público”, afirmou Aécio. O presidente do MD, Roberto Freire (PE), disse que a presidente deveria orientar sua base de apoio no Congresso a aprovar propostas que são de interesse da população. “Por que o governo não orienta a sua maioria a derrotar a PEC 37? Por que não orientar a base a apoiar uma CPI para investigar as obras da Copa?”, questionou.

Dilma propõe plebiscito para Constituinte da reforma política.

A presidente Dilma Rousseff propôs na tarde desta segunda-feira (24) aos 27 governadores e aos 26 prefeitos de capitais convidados por ela para reunião no Palácio do Planalto a adoção de cinco pactos nacionais (por responsabilidade fiscal, reforma política, saúde, transporte, e educação), além de propor a convocação de um plebiscito que autorize uma Constituinte para fazer a reforma política.
“O Brasil está maduro para avançar e já deixou claro que não quer ficar parado onde está”, disse a presidenta.
Dilma Rousseff propôs ainda uma nova legislação que considere a “corrupção dolosa [quando há intenção] como crime hediondo”, com penas mais severas.  A presidenta pediu ainda agilização na implantação da Lei de Acesso à Informação.

20 de junho de 2013

ATO REÚNE MILHARES DE ILHEENSES

Em Ilhéus, o movimento começou por volta das 15h, em frente ao Teatro Municipal e conseguiu reunir cerca de 5 mil manifestantes, que empunhavam um leque de cartazes e reivindicações.
Com trajeto pré-definido, saíram da praça e pararam em frente ao Palácio Paranaguá, sede do governo municipal. Com palavras de ordem, pediram ao prefeito melhorias no sistema de transporte. Cacauicultores protestaram pelo perdão da dívida.
O movimento caminhou pacificamente até a cabeceira da ponte. A chegada dos manifestantes resultou em engarrafamento no local. Com o fim do ato, por volta das 19h30min, o trânsito se normalizou.
Na página do facebook, o grupo já articula nova reunião para amanhã, onde avaliará o movimento.

19 de junho de 2013

Ilhéus : Juventude ilheense prepara manifestação para quinta-feira

Hoje aconteceu mais uma reunião da juventude ilheense, que estão preparando uma grande manifestação para a próxima quinta-feira (20). Segundo os organizadores, a manifestação vai cobrar melhores condições no transporte público, além de mais investimento na saúde educação no município, abrangendo outros assuntos.
A mobilização intitulada “Reúne, Ilhéus: Defesa Pública da Alegria” toma a frente das manifestações, e já tem mais de 4 mil pessoas confirmando presença na manifestação.
A comunidade criada no facebook tem 38 mil convidados, e espaço debate diário sobre as manifestações de que toma todo o Brasil.

Sete capitais anunciam redução da passagem de ônibus em junho

Sete capitais brasileiras anunciaram em junho a redução do preço da passagem de ônibus: Cuiabá, João Pessoa, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife e Vitória. Com exceção de Cuiabá e Porto Alegre, as outras cinco cidades já haviam aumentado o preço neste ano. E agora voltaram atrás. Protestos contra o valor da tarifa de ônibus têm se tornado frequentes pelo país; nesta segunda, mais de 250 mil protestaram contra o transporte público e fizeram outras reivindicações. Além da pressão das ruas, uma medida provisória que zerou o imposto PIS/Confins para as tarifas de transporte coletivo e entrou em vigor no dia 31 de maio teve impacto nos anúncios de redução.

18 de junho de 2013

“REÚNE ILHÉUS” REALIZA PRIMEIRO ENCONTRO

O movimento Reúne Ilhéus realizou ontem (segunda, 17) o primeiro encontro de preparação para o ato da próxima quinta (20). O grupo vai às ruas em apoio aos protestos contra o reajuste da passagem pelo Brasil. Para ver a agenda completa de reuniões, clique no Leia mais. A foto é de Hernani Reis.

17 de junho de 2013

Manifestantes invadem Assembleia Legislativa do Rio; policiais são mantidos "reféns"

Manifestantes que participavam do quinto ato contra o aumento da tarifa de ônibus invadiram o prédio da Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro), na noite desta segunda-feira (17), no centro da cidade, por uma janela lateral.
Na tentativa de entrar no Palácio Tiradentes, construído em 1917, os manifestantes utilizavam ainda rojões com o objetivo de destruir os cadeados. Em um determinado momento, eles fizeram uma fogueira na porta da Alerj. As chamas já foram apagados pelo Corpo de Bombeiros.
No local, há 20 PMs feridos aguardando socorro dentro do prédio da Alerj, e os policiais militares utilizaram balas de borracha para dispersar os manifestantes, sem sucesso. Neste momento, a PM negocia com os jovens uma trégua para retirar os agentes.
Até o momento, além dos 20 PMs, os confrontos com a Polícia Militar já provocaram ferimentos em sete manifestantes. Um deles, atingido por uma bala de borracha no braço, estava caído na frente da Alerj. Ele foi atendido pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

Há vários sinais de vandalismo no Palácio Tiradentes, o que inclui pichações e vidros quebrados. O clima também é tenso para os jornalistas. Um repórter do Terra foi agredido e assaltado no momento em que registrava imagens de vândalos quebrando uma agência do Banco Itaú.

MORRE O PREFEITO DE IBICUÍ

Cornélio seria transferido nesta segunda para Salvador.
Faleceu na madrugada desta segunda-feira (17), em Vitória da Conquista, o prefeito de Ibicuí, Cornélio (PDT), de 50 anos.
Segundo o Blog do Adelson Meira, o prefeito passou por complicações de uma cirurgia e foi levado para Conquista ontem, domingo, 16.
Cornélio disputou duas eleições antes de ser eleito, pela primeira vez, em 2012. Assumirá a vice-prefeita Gilnay Santana (PTN).

SITE DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA BAHIA É ALVO DE HACKERS

Página foi invadida neste domingo.
O site da site da Assembleia Legislativa da Bahia foi alvo hackers na manhã deste domingo (16). Na página do ALBA, foi colocada a foto da presidente Dilma Rousseff durante a abertura da Copa das Confederações, em Brasília. A presidente foi vaiada no evento.
Além disso, questionamentos sobre a Copa do Mundo e o comportamento dos policiais durante as manifestações contra o reajuste das passagens foram feitos. A página foi retirada do ar após o ataque.
Com a autoria assumida por “AnonCyber & CyberGhosts”, diversas fotos e um texto foi publicado na página:
“Porque nosso governo anda agredindo tanto o povo? afinal o que fizemos de tão ruim? Afinal, vivemos ou não em uma democracia? o LIMITE acabou!! INFLAÇÃO, CORRUPÇÃO, REPRESSÃO, CENSURA, TARIFAS, IMPOSTOS? e COPA? PRA QUEM ? a educação não vale? a segurança não vale? e a SAÚDE? não vale investimentos? que se dane a copa do mundo eu não vou fingir para “inglês” ver, e você DILMA? porque chateada com vaias? seu governo não vale 1% do nosso sangue e impostos!!

12 de junho de 2013

MULTAS POR FALTA DE IMPOSTO SÓ DAQUI A UM ANO

As empresas brasileiras terão um ano para se adaptar à lei federal que prevê que elas informem, na nota fiscal, os impostos pagos pelo consumidor.

A Lei 12.741/2012 entrou em vigor na última segunda-feira (10), mas, no primeiro ano, quem descumprir as regras não será multado, apenas orientado pelos Procons.

A ampliação do prazo era uma demanda de associações que representam o comércio e foi anunciada, por meio de nota, pelo Ministério da Casa Civil.

“Nesse período, o poder público promoverá orientações educativas a respeito do conteúdo da matéria”, diz a nota.

ESTUDANTE DA UESC LEVA PRÊMIO ENTRE MAIS DE 4 MIL FOTÓGRAFOS

Flávio Rebouças e sua fotografia no Museu de Imagem e Som, em São Paulo (foto: reprodução\Facebook)

Flávio Rebouças, estudante do curso de Rádio e TV da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) foi premiado no Concurso Cultural “Fotografe o Brasil”, realizado pela iStockphoto Brasil, com patrocínio da Canon.

A fotografia de Flávio, intitulada de “Se Entrose na Minha”, foi eleita a melhor pelo voto do Diretor de Conteúdo Criativo da iStockphoto Internacional, Brad Ralph. Outras 30.234 imagens registradas por 4.287 fotógrafos disputaram.

A escolha do clique aconteceu no Museu de Imagem e Som, em São Paulo, no final da noite de ontem (11). A sua premiação foi uma câmera Canon modelo EOS 7D.

Flávio nasceu na cidade Ipiaú, mas criou-se em Itacaré. Atualmente ele mora em Ilhéus e faz parte do Núcleo Audiovisual do Teatro Popular.

10 de junho de 2013

Bahia pode ganhar até 136 municípios

Com a aprovação do Projeto de Lei Complementar 416/08, que regulamenta e devolve às Assembleias Legislativas o poder de criar novos municípios, cresce a expectativa de 807 distritos brasileiros que desejam emancipação, conforme levantamento feito em 2011 pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM). Destes, 136 estão localizados na Bahia e apenas 59 estão na relação da Constituição do Estado.
Apesar da aprovação, especialistas políticos apontam que não há data prevista para instalação das novas cidades, uma vez que o processo pode ser acelerado ou atrasado diante das eleições de 2014.
O texto aprovado regulamenta a Constituição ao estabelecer regras de incorporação, fusão, criação e desmembramento de municípios e determina que distritos podem se emancipar após a realização de um plebiscito no local. Contudo, não há indicativos de que os novos municípios surgiram logo e ao mesmo tempo.
Segundo o especialista político, Joviniano Neto, a finalização vai depender do tipo de processo usado pela Assembleia Legislativa (AL-BA) e das eleições de 2014. “Antigamente, bastava um pedido de emancipação enviado a algum deputado para que este fosse acatado. Hoje em dia há uma série de requisitos, que não vai permitir a criação de muitos. Além disso, com aproximação das eleições do próximo ano, pode haver reação do município-sede, por não querer se desmembrar, assim como uma pressão favorável de alguns políticos que queiram ‘lutar’ e se autonominar fundador ou padrinho do novo município”, explicou.

NOTA FISCAL DEVE MOSTRAR IMPOSTOS EMBUTIDOS NO PREÇO

Foto: Mila Cordeiro/Agência A Tarde.
A partir de hoje (10), os estabelecimentos comerciais de todo o país são obrigados a discriminar na nota fiscal ou em local visível os impostos embutidos no preço dos produtos e serviços. De acordo com a Lei 12.741, quando fizer uma compra, o consumidor tem de ser informado sobre o valor aproximado do total dos tributos federais, estaduais e municipais, cuja incidência influi na formação dos preços de venda.
Embora a lei estabeleça para esta segunda-feira a data em que a exigência entra em vigor, muitas empresas alegam que falta ainda a regulamentação e dizem que, por isso, não sabem como adequar seus sistemas informatizados às novas regras.
O presidente da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas, Roque Pellizzaro Junior, foi enfático ao dizer que o setor que representa não está preparando para as mudanças. “O Ministério da Justiça tem de regulamentar a lei. Só a partir da regulamentação teremos a noção correta de como as empresas se prepararão para discriminar corretamente os impostos nas notas”, disse Pellizzaro à Agência Brasil.

6 de junho de 2013

GOVERNO CONCEDE ÁREA PARA O PORTO SUL

Atiraguá
O contrato de concessão de área do Estado para implantação do terminal de uso privativo da empresa Bahia Mineração (Bamin) no Complexo Porto Sul, a ser instalado em Aritaguá (Ilhéus), será assinado nesta quinta-feira (6), às 14h, na Governadoria. O ato contará com a presença do governador Jaques Wagner e do presidente da Bamin, José Francisco de Viveiros.
Também participam da cerimônia os secretários estaduais Rui Costa (Casa Civil) e Carlos Augusto Costa (Indústria Naval e Portuária), além do diretor-geral do Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba), Saulo Pontes.
O terminal movimentará o minério de ferro produzido pela empresa – cerca de 25 milhões de toneladas/ano. A Bamin é a primeira investidora privada no novo complexo portuário da Bahia. O Porto Sul movimentará cargas de todos os tipos de granel (minérios, grãos agrícolas, óleos, combustíveis) e cargas em seus diversos acondicionamentos, com estimativa, no 25º ano de funcionamento, de operar 100 milhões de toneladas/ano.

Bases móveis de videomonitoramento vão combate o crack em seis cidades

A Polícia Militar da Bahia atuará em nove bases móveis de videomonitoramento para o enfrentamento do crack em seis municípios. A ação integra o programa do governo federal ‘Crack, é possível vencer!’, com ações estruturadas nos eixos: cuidado, autoridade e prevenção. A medida foi anunciada esta semana, em reunião no auditório do Quartel dos Aflitos, com a presença do comandante de Operações Policiais, coronel Nivaldo dos Anjos, e do coordenador do Policiamento Comunitário, tenente coronel Admar Fontes.
A iniciativa alcança municípios brasileiros com mais de 200 mil habitantes. Na Bahia serão instaladas três bases em Salvador, duas em Feira de Santana e uma nas cidades de Camaçari, Itabuna, Juazeiro e Vitória da Conquista. O coordenador do Núcleo de Prevenção à Violência da Secretaria da Segurança Pública (SSP), major Elsimar Leão, apresentou toda a estrutura de funcionamento do programa, já pactuado em 13 estados da federação e o Distrito Federal, destacando o modelo operativo das bases na capital e interior.

Novas universidades criam mais 19 mil vagas de ensino superior na Bahia

Nos próximos anos os estudantes baianos que quiserem ingressar no ensino superior terão à disposição mais 19 mil novas vagas em 71 cursos universitários distribuídos nas mais diversas áreas acadêmicas. Em cerimônia realizada em Brasília, nesta quarta-feira (5), com participação do governador Jaques Wagner, ministros, prefeitos e outras autoridades, a presidente Dilma Rousseff sancionou os projetos de lei que criam as Universidades Federais do Sul e do Oeste da Bahia.
A Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufoba) terá sede em Barreiras com campi nos municípios de Bom Jesus da Lapa, Barra, Santa Maria da Vitória e Luís Eduardo Magalhães. A universidade contará com 35 cursos de graduação e pós-graduação e atenderá 7.930 estudantes.
Cerimônia de autorização das universidades federais do Sul e do Oeste da Bahia
A sede da Universidade Federal do Sul da Bahia (Ufesba) ficará em Itabuna e terá campi nos municípios de Porto Seguro e Teixeira de Freitas. Serão oferecidas 36 opções de cursos a 11.110 estudantes de graduação e pós graduação.
O governador Jaques Wagner disse que esse era o momento para agradecer e parabenizar o governo federal pela decisão e relembrou a evolução da educação no estado. “Até 2002 a Bahia, apesar de ter a 4ª maior população do país, tinha apenas uma universidade federal, a Ufba. De lá para cá foram criadas a Universidade Federal do Vale do São Francisco, a Federal do Recôncavo e agora, com a assinatura da presidenta, a Federal do Sul e a Federal do Oeste do estado, então saímos de uma para cinco.”
Wagner também destacou que, com as novas universidades, a Bahia consegue levar o ensino superior federal a todas as regiões do estado. “Essa distribuição foi feita com muito critério já que a Bahia é muito grande, somos o quinto maior território entre os estados brasileiros e realmente conseguimos espalhar no sul, no oeste, em Salvador, no norte em Juazeiro e em Cachoeira, no Recôncavo.”
A presidente Dilma Rousseff comentou a influência dessas novas universidades. “Elas terão efeito em toda a região próxima às sedes. Precisamos buscar a excelência nessas universidades e, quanto mais a gente conseguir criar polos educacionais, melhor para todos nós”.
A criação das duas universidades faz parte do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais Brasileiras (Reuni), pelo qual o governo federal tem adotado uma série de medidas, que objetivam retomar o crescimento do ensino superior público.

5 de junho de 2013

DILMA ANUNCIA CRÉDITO DE R$ 136 BILHÕES PARA AGRICULTURA EMPRESARIAL

O governo federal lançou nesta terça-feira (4) o Plano Agrícola e Pecuário, que vai liberar R$ 136 bilhões para financiar a safra 2013/2014. 
O plano, anunciado pela presidente Dilma Rousseff e pelo ministro da Agricultura, Antônio Andrade, abre crédito para agricultores de todo o país investirem na produção. O dinheiro pode ser usado, por exemplo, para compra de equipamentos agrícolas e melhoramento de infraestrutura nas propriedades rurais.
O crédito do governo terá uma taxa média de juros de 5,5%, a mesma do plano de 2012/2013. Algumas modalidades específicas, porém, tiveram redução: 3,5% para aquisição de máquinas agrícolas, equipamentos de irrigação e estruturas de armazenagem; 4,5% para o médio produtor e 5% para práticas sustentáveis.
O valor de R$ 136 bilhões é 18% maior que o disponibilizado na safra passada, de R$ 115,2 bilhões. Do total, R$ 97,6 bilhões deverão ser usados para financiar os custos da produção e comercialização e o restante, R$ 38,4 bilhões, será destinado a programas de investimento.
Em seu discurso, durante lançamento do plano no Palácio do Planalto, a presidente Dilma Rousseff destacou a participação do agronegócio no PIB brasileiro e disse que a agricultura, em 2013, terá um “crescimento excepcional”. 

Dilma assina hoje a criação da Ufesba

A presidente Dilma Rousseff assina nesta quarta-feira a lei que autoriza a implantação da Universidade Federal do Sul da Bahia.
A Ufesba começa a funcionar em 2014. O governador Jaques Wagner destacou que, quando a universidade estiver em plena atuação, vai oferecer cerca de 11 mil vagas em diversos cursos. Ela terá campus e sede em Itabuna.
Também terá campi em Teixeira de Freitas e Porto Seguro, além de Colégios Universitários em várias cidades. A Ufesba deve funcionar plenamente em 2022, com 10.800 vagas em todos os níveis de ensino superior.
Ela terá 12 bacharelados interdisciplinares em quatro áreas de conhecimento, 15 licenciaturas interdisciplinares em cinco eixos de formação, 30 cursos de graduação, 10 residências, 19 mestrados e 9 doutorados. ( A Região)

4 de junho de 2013

ITABUNA: CONSELHO APROVA REAJUSTE DA PASSAGEM

Mesmo com dois impostos (PIS e COFINS) zerados para as empresas de transporte, a passagem em Itabuna deve dar um salto de 13%.Segundo o Pimenta, o Conselho Municipal de Transporte aprovou nesta segunda (03) o reajuste, que elevará a tarifa a R$ 2,50.As empresas Expresso Rio Cachoeira e São Miguel alegaram que o valor não sofre reajuste há dois anos e pediram reajuste para R$ 2,71. Se tiver a aprovação do prefeito Vane, a nova tarifa passa a valer em 30 dias.

BOLSA FAMÍLIA E MÍNIMO FAZEM CLASSE MÉDIA CRESCER EM 11 ANOS

Enquanto a crise econômica global causa desemprego em países ricos, as nações emergentes, como o Brasil, estão com seu mercado de trabalho numa situação melhor. A avaliação é da Organização Internacional do Trabalho (OIT), no relatório “O Mundo do Trabalho 2013: Reparando o Tecido Econômico e Social’, divulgado nesta segunda-feira (03).
Sobre o Brasil, um dos destaques da organização no relatório foi o crescimento de 16 pontos percentuais da classe média entre 1999 e 2010. Segundo a OIT, isso foi ajudado pelo fortalecimento do salário mínimo e do Programa Bolsa Família.
O conceito de classe média da OIT é muito amplo. A organização considera classe média quem ganha de US$ 4 por dia (R$ 8,50 ou R$ 255 por mês) a US$ 50 por dia (R$ 106,81 por dia ou R$ 3.200 por mês).
A definição de classe média não é unânime e varia de acordo com cada entidade. Para o governo brasileiro, por exemplo, a classe média é integrada por quem tem renda mensal entre R$ 291 e R$ 1.019.
Para a OIT, a proteção do salário mínimo e a concessão da Bolsa Família explicam a redução da pobreza no país e o fortalecimento da economia nacional.
No entanto, a OIT aponta problemas que ainda precisam ser resolvidos no Brasil: aumentar o número de trabalhadores com carteira assinada,  elevar a produtividade, promover mais investimentos e reajustar os salários acima da inflação.
Os países desenvolvidos, por outro lado, estão em uma situação que pode se tornar “preocupante”, a despeito da recuperação econômica desde 2009, ano em que começou a crise financeira internacional. De acordo com o documento, na América Latina e no Caribe, registrou-se em 2012 taxa de emprego, em média, 1% superior à de 2008, ano anterior à crise. Na região, essa taxa atingiu 57,1% ao fim de 2012.
“Nos países em desenvolvimento, o desafio mais importante é consolidar os recentes progressos na redução da pobreza e da desigualdade”, informou, em nota, o coordenador do relatório, o diretor do Instituto Internacional de Estudos de Trabalho da OIT, Raymond Torres.
A organização citou o estabelecimento de um piso salarial –por meio da fixação de salários mínimos– e de políticas de proteção social como essenciais para a situação atual desses países.

CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A PARALISIA INFANTIL COMEÇA NO SÁBADO

Atenção pais de crianças de seis meses até cinco anos, a campanha de vacinação contra a paralisia infantil terá início no próximo sábado (08) e se estenderá até o dia 21 de julho.
A meta do Ministério da Saúde é imunizar 95% das 12 milhões de crianças. Ao todo, cerca de 115 mil postos estarão aptos para realizar o trabalho.
As duas gotinhas, como dose de reforço, serão dadas mesmo que as crianças já tenham sido imunizadas contra a doença. Se as crianças tiverem febre alta, alguma hipersensibilidade a algum componente da vacina, ou alguma doença aguda, os pais devem conversar com os profissionais de saúde antes da vacinação, orienta o Ministério da Saúde.
Este ano, a campanha chega 24° ano sem a doença no país, estando livre do poliovírus desde 1990. O objetivo da campanha é garantir a não reintrodução da doença no território brasileiro, com a manutenção das campanhas de vacinação.
Apesar de o país ter erradicado a doença, a vacinação é importante para evitar a reintrodução da poliomielite por viajantes que chegam ao Brasil. Ainda há 16 países com casos registrados da doença.
A vacina poliomielite é trivalente e sua eficácia é em torno de 90% a 95%. Para uma imunidade longa, frente aos três tipos de poliovírus, é necessário completar o ciclo básico de três doses: duas doses da vacina inativada poliomielite (VIP) e uma dose da vacina oral poliomielite (VOP), sendo necessário uma dose de reforço (VOP) após o termino do ciclo básico. Assim, praticamente 100% dos vacinados terão proteção garantida.
O governo distribuirá aproximadamente 19,4 milhões de doses da vacina. Também será investido cerca de R$ 32,3 milhões, sendo R$ 13,7 milhões com a aquisição da vacina e R$ 18,6 milhões que serão repassados do Fundo Nacional de Saúde para as secretarias estadual e municipal de saúde. Desde o ano passado, o Brasil passou a realizar somente uma etapa da Campanha Nacional.

1 de junho de 2013

Assinatura de ordem de serviço da nova ponte de Ilhéus é adiada

A visita do governador Jaques Wagner, marcada para o próximo dia 6 de junho, cujo objetivo seria anunciar a concessão da área da Bamin e a assinatura da ordem de serviço para a construção da nova ponte de Ilhéus,  foi adiada para o dia 29 de junho.Segundo o deputado Geraldo Simões, via rede social, o adiamento foi motivado por “entraves ambientais”.O deputado não informou se o referido problema estaria relacionado com a concessão da área da Bamin ou no projeto da nova ponte de Ilhéus.

DECRETO GARANTE DESCONTO MÉDIO DE 20% NA CONTA DE LUZ

O decreto que assegura o desconto médio de 20% na conta de luz de consumidores residenciais e do setor produtivo foi publicado nesta sexta-feira, 31, em edição extra do Diário Oficial da União.

A presidente Dilma Rousseff já havia assinado o documento na quarta-feira, 29.

O decreto permite à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizar a Eletrobras a repassar, antecipadamente, recursos da CDE) a 64 distribuidoras de energia em todo o País.

O valor será correspondente a sete meses de recursos, num total de R$ 2,8 bilhões. Esses recursos servirão para bancar o custo da não adesão de Cesp, Cemig e Copel ao pacote do governo de renovação antecipada das concessões do setor elétrico.Informações do Estadão.

Saúde amplia assistência à gestação de alto risco

O Ministério da Saúde informou que vai investir na ampliação e na qualificação de serviços especializados em atendimento a gestantes que passam por gravidez de alto risco. A portaria que amplia a oferta de maternidades e garante atendimento às gestantes e aos bebês foi publicada hoje (31) no Diário Oficial da União. A estimativa é que sejam investidos R$ 123 milhões ao ano e que 390 mil grávidas sejam beneficiadas.
O ministério informa que existem 196 maternidades de referência em gestação de alto risco habilitadas pelo governo. Com a portaria, a expectativa é que o número chegue a 390, enquanto o número de leitos qualificados atinga 2.885 até 2014. As maternidades habilitadas para alto risco tipo 1 (menor complexidade) e alto risco tipo 2 (maior complexidade) vão receber valores diferenciados por cada procedimento – partos e cesarianas em gestação de alto risco.
O texto prevê o repasse de incentivos por cada leito obstétrico classificado como de alto risco. Os leitos reservados para atendimento de alto risco vão receber incentivo de R$ 220 por diária, enquanto os novos leitos obstétricos habilitados receberão R$ 220 de incentivo mais R$ 260 correspondentes aos procedimentos diferenciados.
Outra ação de que trata a portaria é sobre o dinheiro para a implantação, a ampliação, a reforma e o custeio das chamadas Casas da Gestante, Bebê e Puérpera, espaços vinculados às maternidades de alto risco. Segundo o ministério, em 2012, foram aprovados 33 projetos para implantação de unidades no país, sendo 14 para construção, dois para reforma e 17 para ampliação. Do total, 18 casas devem estar em funcionamento até o fim de 2014.
De acordo com o governo, são consideradas gestantes com gestação de alto risco as mulheres com doenças que podem se agravar durante a gestação ou com problemas desencadeados neste período, como hipertensão, diabetes, infecções, doenças do coração e do aparelho circulatório.

Reforma projeta funcionamento do Aeroporto de Ilhéus por mais 10 anos

Sejamos práticos. Não esperem tão cedo por um novo aeroporto em Ilhéus. As obras que serão concluídas nos próximos meses - algumas, inclusive, já iniciadas - vão preparar o aeroporto Jorge Amado para atender a demanda regional nos próximos dez anos. "Precisamos, no momento, trocar a síndrome do aeroporto novo pela síndrome do aeroporto viável", disse, com exclusividade ao Jornal Bahia Online, o superintendente da Infraero na cidade, Itaibes Araújo de Paiva.
A proposta inicial da entrevista com o superintendente era desmistificar uma informação chegada à redação do JBO de que há um forte lobby trabalhando junto às empresas aéreas para que os voos de Ilhéus, neste período de desconforto e de obras, sejam transferidos para o aeroporto de Comandatuba, em Una, fato que seria uma "pá de cal" na sobrevivência do "Jorge Amado" e um desconforto para o usuário das duas maiores cidades da região.
Itaibes Paiva não diz nem que sim, nem que não, sobre uma possível transferência. Sai pela tangente, explicando que esta é uma decisão que não cabe à Infraero, mas, sim, às empresas aéreas. Mas ressaltando que não há nenhum argumento técnico que seja favorável à mudança de localidade. "O aeroporto tem condições de continuar funcionando normalmente, mesmo no decorrer das obras", assegura.
Mas a conversa também seguiu a linha dos recursos que serão aplicados nos próximos meses.
O investimento previsto no aeroporto de Ilhéus beira a casa dos 7 milhões de reais. São, pelo menos, quatro grandes obras previstas para este ano. Duas já estão em andamento.
A primeira é o Módulo Operacional de Navegação Aérea, uma estrutura física e tecnológica que vai ajudar no controle do espaço aéreo, até com simuladores de voos para treinamento do pessoal da própria Infraero.
Outra que já está em andamento é a construçâo de uma nova casa de força. "O conforto das nossas instalações está diretamente ligado à energia do aeroporto. Estaremos duplicando nossa capacidade com grupos geradores mais potentes", garante. Os geradores antigos hoje não suportam, sequer, a climatização da área de embarque e desembarque, causando desconforto aos usuários. Esta obra deve ficar pronta em agosto.
As duas outras intervenções que interferirão mais diretamente no cotidiano do aeroporto estão relacionadas ao Módulo Operacional (MOP), esta com início previsto em junho e duração de 180 dias, e a construção de uma Torre de Controle Provisória, ainda em fase de licitação.
O MOP tem o objetivo de desafogar as salas de embarque e desembarque domésticos do aeroporto. O setor de embarque vai ser duplicado, passando a ocupar, também, a área hoje utilizada para desembarque. Quem desembarcar em Ilhéus vai ganhar uma nova unidade, que será construida nas imediações de um hangar desocupado, à esquerda da fachada principal do aeroporto. Em ambos os casos, serão instaladas esteiras maiores e mais modernas e toda a estrutura que garanta o conforto do usuário.
"Hoje, nos horários de pico, chegamos a embarcar, simultaneamente, 300 pessoas por hora", revela o superintendente. Aliás, estes horários de pico são, exatamente, o grande entrave do aeroporto. Ilhéus tem 12 voos diários: um pela manhã e outro na madrugada. Os outros dez ocorrem entre 13 e 17 horas. Resultado: na maior parte do tempo o aeroporto fica sem passageiros. Mesmo assim, no ano passado, o Aeroporto de Ilhéus recebeu mais de 500 mil passageiros e, considerando que, em média, três pessoas acompanham o passageiro durante o embarque, circularam pelas dependências do Jorge Amado cerca de 2 milhões de pessoas.
Itaibes Araújo de Paiva confessa, inclusive, que há interesse das quatro empresas aéreas que prestam serviço na cidade (Azul/Trip, Avianca, Gol e Tam) em ampliar voos para Ilhéus mas, como elas dependem dos slots do sul do País, estes voos teriam que pousar e decolar em Ilhéus nestes mesmos horários de pico e, neste caso, o aeroporto não teria condições de atender. "Isso nos causaria um forte impacto operacional", reconhece.
Baiano de Paulo Afonso, Itaibes Araújo de Paiva tem a carreira da Infraero focada na política de segurança operacional. Talvez por isso não tenha sido bem entendido quando, recentemente, chamou a atenção para a grande quantidade de urubus sobrevoando o espaço aéreo do Jorge Amado. "Não quis assustar nem dizer que o aeroporto estava inviabilizado. Urubu tem em qualquer lugar, concorda? Quis alertar. Sou homem da área de segurança e aviação se faz com segurança e com verdade", disse ao JBO.
A reportagem do JBO, entretanto, acessou a página do Centro de Investigação e Prevenção de Avidentes Aeronáuticos (Cenipa) e localizou que, somente este ano, mais de 60 casos de "avistamento" de urubus nas proximidades do aeroporto foram detectados. Em Ilhéus, também este ano, houve 10 colisões de aeronaves com urubus, um número alto para os padrões locais. A Infraero já identificou, inclusive, focos de lixo nos bairros próximos ao aeroporto e, em parceria com a Prefeitura, vai realizar uma campanha de conscientização com a população do entrono para evitar problemas na hora de pouso e decolagens.
Uma outra informação repassada com exclusividade ao Jornal Bahia Online é que o Aeroporto Jorge Amado vai servir como base alternativa, agora, durante a Copa das Confederações. Caso haja algum problema para pousos no Aeroporto Luis Eduardo Magalhães, em Salvador, as delegações estrangeiras se deslocarão até Ilhéus.
Para o superintendente da Infraero há também um outro fato que fortalece a permanência dos 12 voos regulares e domésticos em Ilhéus. O município é detentor de todo o controle da avião regional, incluindo a movimentação de aeronaves em Porto Seguro e Comandatuba. "Controlamos ate voos internacionais que acessam o Brasil por esta área", informa.
A reportagem do JBO foi convidada para acompanhar uma operação dos controladores de voo em horário de pico. O trabalho é instigante e desgastante. Hoje tudo é feito entre quatro paredes de concreto e com o contato permanente com os comandantes das aeronaves via rádio. Com a construção da Torre de Controle Provisório, os operadores terão a visualização em 360 graus de todo o espaço aéreo do aeroporto, oferecendo ainda mais segurança nas operações de pouso e decolagem.
Enquanto as obras são tocadas é preciso que a sociedade fique de olho aqui na terra para garantir a manutenção dos voos em solo ilheense. Não é de hoje o sonho de alguns lobistas em viabilizar comercialmente o aeroporto do luxuoso resort do sul da Bahia. Não é de hoje!

FONTE: JBO