10 de julho de 2012

Prefeitura de Ilhéus doa terreno para produção de doces em Vila Olímpio

A Associação de Agricultores Familiares de Vila Olímpio (AAFVO) recebeu da Prefeitura de Ilhéus um terreno situado na rua principal do distrito para a construção de uma unidade de fabricação de doces em compotas, em caldas e geléias, garantindo assim mais renda para dezenas de famílias desta localidade. A doação do terreno de 353,50 metros quadrados foi assinada pelo prefeito Newton Lima, que considera o projeto de fabricação de doces como uma importante fonte de geração de emprego e renda para os agricultores familiares, garantindo assim um melhor aproveitamento das frutas e uma melhor qualidade de vida para os moradores da zona rural.

Com a doação do terreno a Associação de Agricultores Familiares de Vila Olímpio vai construir agora a sua fábrica de doces, garantindo melhores condições de trabalho e a possibilidade de aumentar ainda mais a produção. De acordo com o presidente da AAFVO, Rodrigo Araújo, a Bahia Mineração se comprometeu em investir na estruturação da sede para a produção de doces. Com a sede própria e com uma maior produção, os agricultores de Vila Olímpio poderão participar de projetos ligados aos governos estadual e federal, além de feiras e outros eventos voltados para a agricultura familiar. O próximo passo, segundo o presidente da associação, será conseguir a certificação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Em alguns encontros mantidos entre o prefeito de Ilhéus, Newton Lima, e o presidente da Bahia Mineração (Bamin), José Francisco Viveiros, foram firmadas parcerias que beneficiam a população ilheense. Entre esses acordos, está a doação do terreno destinado à edificação da unidade de fabricação de doces. O processo foi iniciado com o acordo da Bamin com o Instituto Aliança, que capacitou os moradores daquela área através do Projeto Transformar.

Desde o mês de maio de 2009 que os agricultores e moradores de Vila Olímpio estão participando do Projeto Transformar, desenvolvido pela Bahia Mineração, que visa a qualificação profissional de jovens e a formação de grupos produtivos com adultos para a geração de renda. E a empresa escolheu, dentre outras localidades, a comunidade de Vila Olímpio para a criação e capacitação de um grupo voltado para a produção de doces em compotas, em caldas e geléias. E o projeto já começa a dar bons resultados, com a produção de doces de excelente qualidade que vem conquistando o mercado regional e estadual.

A dificuldade, no entanto, era com relação ao espaço para a produção. Os agricultores e moradores fizeram os cursos do Projeto Transformar e utilizam a área da Escola Municipal de Vila Olímpio aos domingos para produzir os doces. O espaço não é adequado, daí a necessidade de se criar a unidade de produção. Sensível ao apelo dos moradores e agricultores e considerando a importância do projeto, o prefeito Newton Lima determinou às secretarias competentes que providenciasse toda a documentação necessária para garantir a doação do terreno para a construção da unidade de fabricação de doces.

O terreno doado pela Prefeitura de Ilhéus tem 16,40 metros de frente e 29,73 metros de fundo e fica em frente à escola onde está sendo desenvolvido o projeto. Para os agricultores e moradores de Vila Olímpio, a implantação da fábrica de doces representa o sonho da comunidade, que foi capacitada, preparada para aproveitar melhor as frutas e que vem a cada dia conquistando novos mercados com seus produtos. Segundo eles, a vida dos moradores dessa localidade começou a mudar a partir dos cursos desenvolvidos pelo Projeto Transformar e a expectativa é de que em breve Vila Olímpio seja reconhecida pela qualidade dos doces produzidos nesta localidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário