31 de julho de 2012

OS PROVÁVEIS CAMPEÕES DE VOTOS

Não se fala em outra coisa nas rodas políticas: Quem será o campeão de votos na eleição de vereador. Já tem até apostas sendo feitas, e, os nomes que lideram são do vereador do PT, Valmir Freitas e Dero também do PT.
Em seguida vem Dr. Aldemir (PSB), Lukas Paiva (PMN) e Gilmar Sodré (PMN). Mas existem outros nomes correndo por fora, a exemplo de James do Salobrinho (PMN), Rafael Benevides, Luiz Carlos e Gurita, todos do PP.
Uma coisa é certa: A câmara de vereadores pode ter uma grande renovação em 2013.  Tem candidato que a classe política nunca ouviu falar, está trabalhando na surdina, e o resultado é sempre uma grande surpresa, pois estão em coligações que podem eleger com menos votos do que na ultima eleição. 
Fonte: Blog Agravo

30 de julho de 2012

VEREADOR VALMIR LANÇA OFICIALMENTE SUA CANDIDATURA EM CLIMA DE FESTA COM O GRUPO DE MULHERES NO HOTEL BARRAVENTO


O vereador Valmir Freitas (PT) lançou, nesta sexta-feira 27, no auditório do Barravento Praia Hotel, oficialmente, a sua candidatura à reeleição numa reunião marcada pela presença de cerca de 250 mulheres e alguns companheiros. Foi um momento histórico onde centenas de mulheres foram manifestar seu apoio à candidatura vitoriosa de Valmir. No evento, o vereador fez prestação de contas do seu mandato e apresentou suas propostas para o próximo pleito. A candidata a prefeita, Carmelita Ângela,  marcou presença, apresentando seu projeto de trabalho e apoio  à candidatura de Valmir. A liderança Senhora D`Assunção falou da importância de se ter um Vereador dedicado às causas públicas, além de várias mensagens homenageando a força da mulher. O vereador Valmir encerrou a reunião, destacando a importância da mulher na política ilheense, desejando que com sua sensibilidade e determinação, coloque a cidade nos trilhos do desenvolvimento. “Somos felizes porque temos as mulheres para nos apontar que o futuro se constrói com pessoas sérias e competentes que com alma de mulher use sua sabedoria para governar com dignidade e carinho o povo humilde”. 

26 de julho de 2012

O DESEMPENHO DO VEREADOR VALMIR


Nesta quarta-feira (25), o Blog do Gusmão mostrou o desempenho do vereador Valmir de Inema (PT), analisando os projetos de lei que ele propôs e foram aprovados nos últimos 36 meses.
De 2009 a 2011, o vereador não tirou licença e foi o autor de 9 projetos apresentados, segundo relatório do Instituto Nossa Ilhéus. Valmir é o último da lista.
Do total, 6 (67%) dos projetos de Valmir foram referentes à mudança de nome de logradouros. No bairro Basílio, o vereador deu nome a quatro ruas: Rua Rosalvo Brandão; Rua Augusto Fernandes; Rua Galdino Fernandes; Rua Enedino Fernandes.
O parlamentar também alterou o nome da Sala Isolada Manuel Malaquias Reis, da Escola Nucleada Aritaguá II, para Sala Isolada Almir Porto Carapiá, e deu o nome de Avenida Ezequiel Amâncio dos Santos ao logradouro conhecido como Avenida Getúlio Vargas, em Inema.
Valmir reconheceu como de utilidade pública a Associação de Moradores e Desportiva de Inema e a Associação de Grupos de Capoeira, Arte e Cultura Afro-Brasileira.
O vereador também alterou a redação do Artigo 2º da Lei 3.184, que cria o Jornal Oficial do Legislativo.
Junto aos colegas, Valmir assinou três projetos que modificaram o plano de cargos e salários dos servidores da casa.
Além disso tudo, em sua grande parte as indicações e requerimentos feitos pelo edil ao executivo foram atendidas. Essas indicações vieram comtemplar os distritos de Inema, Pimenteira, Banco Central, Vila Olímpio e Vila Cachoeira. Foram obras de pavimentação, recuperação de calçamento, reformas de postos médicos, praças, campo de futebol entre outras.CONFIRA AQUI
O que o leitor-eleitor acha do desempenho de Valmir, que tentará a reeleição esse ano? Comente.

Carmelita fala em ação permanente nos cerca de 50 morros

Uma atenção especial aos cerca de 50 morros e altos de Ilhéus, com obras de infraestrutura e serviços de manutenção de encostas e escadarias. Este foi o compromisso assumido na manhã desta quarta-feira (25) pela candidata a prefeita da Coligação Ilhéus Mais Forte, Professora Carmelita, ao visitar os altos do Formoso e Socorro, ambos nas imediações da avenida Princesa Isabel. Carmelita foi saudada por moradores e falou da importância de uma atenção especial do seu governo aos altos e morros de Ilhéus já que neles moram mais de 40 por cento dos ilheenses que residem na sede municipal.
Acompanhada por candidatos a vereador dos oito partidos que compõem a coligação, Carmelita percorreu ruas, conheceu as principais queixas da população. “Nos altos é mais difícil dos benefícios chegarem”, lamenta Ana Maria da Silva, moradora do Formoso. “A coleta do lixo fica impossível por que os caminhões não sobem e serviços como saúde e educação ficam isolados”, completou Maria Rita de Oliveira. Para Carmelita é preciso que a administração municipal crie políticas próprias para o atendimento à estas localidades. “Os serviços essenciais têm que chegar. E comigo, vão chegar. Não é uma promessa.É um compromisso”, afirmou. Carmelita anunciou um programa permanente de atenção aos morros.
Para os moradores do Formoso e Socorro, a candidatura de Carmelita aproxima os locais que mais precisam dos programas sociais do governo da presidente Dilma. “As duas, unidas, trarão obras para os mais pobres”, reconhece Aloísio Oliveira Santos, morador do Socorro há cinco anos. No programa de Governo Participativo defendido por Carmelita – e elaborado por seus técnicos, sem auxílio de ideias de fora da realidade local – os morros terão prioridade nas ações administrativas, assegura a candidata.

24 de julho de 2012

Vereador Valmir marca presença em evento no distrito de Pimenteira



Vereador Valmir, futura prefeita Carmelita, Administrador Jerônimo e moradores da comunidade
O vereador Valmir esteve participando neste domingo 23, do encerramento da festa da padroeira do distrito de Pimenteira e em seguida, fez caminhada pela comunidade com a candidata a prefeita de Ilhéus, professora Carmelita. Em suas palavras o vereador Valmir enalteceu os festejos religiosos da comunidade, afirmando que um povo de fé, é um povo que acredita que dias melhores poderão vir na esperança de se ter governantes sérios que olhem para as necessidades dos mais humildes. Na caminhada, o vereador junto com a professora Carmelita puderam ouvir atentamente os moradores que parabenizam o trabalho do vereador junto à comunidade e perceberam a alegria nos olhos das pessoas quando afirmavam sua crença num futuro melhor com pessoas dignas que governem com retidão.

23 de julho de 2012

ESPOSA PODE SER O PLANO " B " DE JABES

Em todos os eventos de campanha, o prefeiturável Jabes Ribeiro (PP) tem levado sua esposa, Adriana Ribeiro.

Analistas políticos afirmam que tanta exposição pode esconder um plano “B” de Jabes. Caso a justiça o impeça de disputar o pleito de outubro, Adriana pode ocupar seu lugar e tocar a campanha.

No meio da semana, o Ministério Público Estadual (MPE) pediu a impugnação da candidatura de JR, por isso o temor de ficar fora da disputa.

Fonte:Gusmão

21 de julho de 2012

EXPOSIVO C4 NA ELEIÇÃO DE ILHEUS

Informações que correm nos bastidores da política ilheense dão conta de que o clima esta ficando insustentável na coligação do ex- prefeito Jabes Ribeiro do PP. No dia 20 ocorrerá uma reunião para tratar do assunto as 9 hs da manhã. Já tem partidos prontos para abandonar a coligação e apoiar Carmelita.

O problema é que para formar a sua coligação o ex-prefeito prometeu mundos e fundos para os candidatos a vereador, por enquanto só entregou o mundo, alega que não tem fundos... Ou melhor, só terá para os candidatos do partido dele e mesmo assim nem todos.

Segundo um dos candidatos que prefere não se identificar por enquanto, - “eles prometeram santinhos, carro de som, combustível, material gráfico e dinheiro para a boca de urna, só que agora o irmão do prefeito que se diz coordenador da campanha, nem atende mais nossos telefonemas e quando cobramos o apoio somos agredidos com xingamentos e agressões” até o momento nada foi cumprido, vai tudo para Gurita, Jamil e Rafael Benevides,desabafou o candidato.

Um dos candidatos do PSB também abriu o bico e disse - “ por exemplo vários candidatos a vereador já desistiram, muitos já até foram para o lado de Carmelita, ninguém sabe o que fazer, onde entregar documentos, não temos assessoria nem apoio nenhum, querem nos fazer de mulas para eleger a turma dele, enquanto isso o PT esta dando apoio e assessoria aos candidatos das coligações de deles, todos já estão inscritos e com contas abertas, nos nem sabemos como fazer, assim não dá” desabafou um candidato decepcionado. 

Fonte:Rumas em noticias

16 de julho de 2012

Quase 140 milhões de brasileiros vão às urnas

No dia 7 de outubro, 138.492.811 eleitores em 5.569 zonas eleitorais irão às urnas para escolher prefeitos, seus respectivos vices e vereadores, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Até hoje (16), o sistema do órgão registrou 464.701 candidaturas para os três cargos.
De acordo com a legislação eleitoral, nas cidades com mais de 200 mil eleitores e onde a disputa pela prefeitura tenha mais de dois candidatos há a possibilidade de segundo turno. Nesse caso, a nova votação está marcada para o dia 28 de outubro com os dois candidatos mais votados no primeiro turno. Detentor do maior eleitorado do país, com 31.229 pessoas aptas a votar, São Paulo também é o estado com maior número de candidatos inscritos para concorrer nas próximas eleições. Segundo o TSE, 79.467 políticos fizeram o pedido de candidatura, sendo 2.012 para prefeito, 2.016 para vice-prefeito e 75.439 para vereador. Apesar de o prazo para formalizar as candidaturas já ter se encerado, o tribunal ainda está totalizando os pedidos.
Pelo calendário eleitoral, até o dia 4 de agosto poderá ser feito o pedido de impugnação de candidaturas. Isso, contudo, não impede que um candidato participe do pleito. Ele poderá concorrer sub judice até que a Justiça decida o caso. No entanto, se ao final do processo a impugnação for confirmada e o candidato tiver sido eleito ele terá que deixar o cargo.
Além disso, conforme o calendário eleitoral, no dia 6 de agosto os partidos políticos, as coligações e os candidatos são obrigados a divulgar na internet relatório discriminado dos recursos recebidos ou estimativa do financiamento da campanha eleitoral e os respectivos gastos. A Justiça Eleitoral irá disponibilizar um portal para divulgação dessas informações.
No dia 21 de agosto começará a propaganda eleitoral gratuita na rádio e televisão. A propaganda se estende até o dia 4 de outubro – três dias das eleições. Os partidos e candidatos poderão fazer campanha paga até o dia 5 de outubro.
Segundo o calendário eleitoral, a conclusão de processo de apuração deve ocorrer até o dia 12 de outubro. No entanto, desde a implementação do sistema informatizado de votação, com o uso da urna eletrônica, é possível conhecer o resultado da eleição na noite do dia da votação. Nos municípios onde houver a necessidade de segundo turno, a partir do dia 13 de outubro começa a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão, que se estenderá até o dia 26.

Professora Carmelita faz primeira caminhada pelo centro de Ilhéus

Militantes e simpatizantes da candidatura de Professora Carmelita, da Coligação Ilhéus Mais Forte, realizaram no final da tarde desta sexta-feira (13) o primeiro ato público após a oficialização da sua candidatura. Uma caminhada pelo centro da cidade marcou o ato, que contou com a participação de representantes dos oito partidos que apoiam a petista - PT, PSD, PSC, PSDC, PMN, PTdoB, PPS e PV -, além do deputado federal Josias Gomes, do Partido dos Trabalhadores, e da deputada estadual Ângela Sousa, do PSD.
O evento movimentou o centro de Ilhéus e abriu oficialmente o período de campanha eleitoral em Ilhéus, que se encontrava morno até então. “Nossas caminhadas serão uma marca registrada da nossa campanha. Iremos percorrer a cidade, mostrando a nossa vontade de administrar Ilhéus e trabalhando pelo convencimento do eleitorado”, disse a candidata petista, durante o manifesto. A concentração aconteceu na praça do Teatro Municipal. Depois percorreu o centro comercial da cidade sendo bem recebida pela população.

Mosquitos mutantes são a nova arma para combater a Dengue

O reino animal está cheio de “meninas más”. A fêmea do louva-a-deus  devora a cabeça do macho depois de acasalar. O macho da viúva negra vira um nutritivo petisco para sua aranha, depois de morrer ao ter seu órgão sexual quebrado no corpo da fêmea. A vingança dos machos, mesmo que involuntária, veio de uma variedade do mosquito Aedes Aegypti, transmissor do vírus da dengue.
Desde fevereiro de 2011, a biofábrica Moscamed produz em Juazeiro, com uma tecnologia desenvolvida pela empresa inglesa Oxitec, mosquitos machos que, soltos para cruzarem com fêmeas da natureza, geram descendentes que não conseguem sobreviver. Nesse período, a estratégia conseguiu reduzir, em média, 85% da população do Aedes Aegypti em Itaberaba, bairro juazeirense onde o projeto foi testado. Como eles são idênticos aos mosquitos selvagens, atraem as fêmeas normalmente. A diferença está em um gene, introduzido nos embriões gerados nos laboratórios da Moscamed, conforme explica o doutor em genética Aldo Malavasi, professor titular da Universidade de São Paulo (USP) e um dos coordenadores do Projeto Aedes Transgênico (PAT).
“É um gene que faz com que, para que o mosquito complete o desenvolvimento larvário, seja necessária a presença de tetraciclina”, detalha Malavasi. Como a substância, um antibiótico produzido a partir de bactérias Streptomyces, não está disponível na natureza, o inseto morre ainda na fase larvária – etapa que é combatida, nas campanhas contra a dengue, com a eliminação de fontes de água parada e limpa.
“Os machos criados em laboratório sobrevivem porque acrescentamos tetraciclina na água onde eles são cultivados”, descreve. Também é introduzido no vírus um marcador genético fluorescente, que identifica as larvas transgênicas. “Quando o ministro viu, ele disse: ‘Que bonito’”, conta Malavasi, referindo-se ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

10 de julho de 2012

Prefeitura de Ilhéus doa terreno para produção de doces em Vila Olímpio

A Associação de Agricultores Familiares de Vila Olímpio (AAFVO) recebeu da Prefeitura de Ilhéus um terreno situado na rua principal do distrito para a construção de uma unidade de fabricação de doces em compotas, em caldas e geléias, garantindo assim mais renda para dezenas de famílias desta localidade. A doação do terreno de 353,50 metros quadrados foi assinada pelo prefeito Newton Lima, que considera o projeto de fabricação de doces como uma importante fonte de geração de emprego e renda para os agricultores familiares, garantindo assim um melhor aproveitamento das frutas e uma melhor qualidade de vida para os moradores da zona rural.

Com a doação do terreno a Associação de Agricultores Familiares de Vila Olímpio vai construir agora a sua fábrica de doces, garantindo melhores condições de trabalho e a possibilidade de aumentar ainda mais a produção. De acordo com o presidente da AAFVO, Rodrigo Araújo, a Bahia Mineração se comprometeu em investir na estruturação da sede para a produção de doces. Com a sede própria e com uma maior produção, os agricultores de Vila Olímpio poderão participar de projetos ligados aos governos estadual e federal, além de feiras e outros eventos voltados para a agricultura familiar. O próximo passo, segundo o presidente da associação, será conseguir a certificação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Em alguns encontros mantidos entre o prefeito de Ilhéus, Newton Lima, e o presidente da Bahia Mineração (Bamin), José Francisco Viveiros, foram firmadas parcerias que beneficiam a população ilheense. Entre esses acordos, está a doação do terreno destinado à edificação da unidade de fabricação de doces. O processo foi iniciado com o acordo da Bamin com o Instituto Aliança, que capacitou os moradores daquela área através do Projeto Transformar.

Desde o mês de maio de 2009 que os agricultores e moradores de Vila Olímpio estão participando do Projeto Transformar, desenvolvido pela Bahia Mineração, que visa a qualificação profissional de jovens e a formação de grupos produtivos com adultos para a geração de renda. E a empresa escolheu, dentre outras localidades, a comunidade de Vila Olímpio para a criação e capacitação de um grupo voltado para a produção de doces em compotas, em caldas e geléias. E o projeto já começa a dar bons resultados, com a produção de doces de excelente qualidade que vem conquistando o mercado regional e estadual.

A dificuldade, no entanto, era com relação ao espaço para a produção. Os agricultores e moradores fizeram os cursos do Projeto Transformar e utilizam a área da Escola Municipal de Vila Olímpio aos domingos para produzir os doces. O espaço não é adequado, daí a necessidade de se criar a unidade de produção. Sensível ao apelo dos moradores e agricultores e considerando a importância do projeto, o prefeito Newton Lima determinou às secretarias competentes que providenciasse toda a documentação necessária para garantir a doação do terreno para a construção da unidade de fabricação de doces.

O terreno doado pela Prefeitura de Ilhéus tem 16,40 metros de frente e 29,73 metros de fundo e fica em frente à escola onde está sendo desenvolvido o projeto. Para os agricultores e moradores de Vila Olímpio, a implantação da fábrica de doces representa o sonho da comunidade, que foi capacitada, preparada para aproveitar melhor as frutas e que vem a cada dia conquistando novos mercados com seus produtos. Segundo eles, a vida dos moradores dessa localidade começou a mudar a partir dos cursos desenvolvidos pelo Projeto Transformar e a expectativa é de que em breve Vila Olímpio seja reconhecida pela qualidade dos doces produzidos nesta localidade.

O CAOS NO SISTEMA CARCERÁRIO BAHIANO

Relatório do Mutirão Carcerário realizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) recomendou a desativação das carceragens nas delegacias da Região Metropolitana de Salvador. O levantamento foi feito por dois juízes do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), que inspecionaram as carceragens, além de 19 estabelecimentos penais na Bahia no final do ano passado.
O relatório foi entregue nesta terça-feira, 10, ao governador Jaques Wagner. Antes, o tinham recebido a presidência do TJ-BA e o secretário de Administração Penitenciária, Nestor Duarte.
Dentre as recomendações, a melhoria das instalações prisionais, já que as condições insalubres podem levar a sanções da Corte Internacional de Direitos Humanos, se acionada por defensores dos direitos humanos.
O ministro Tourinho Neto atribuiu a superpopulação de presos nas delegacias de polícia, em parte, ao excesso de prisões preventivas decretadas pelos magistrados baianos. Segundo ele, a aplicação das medidas cautelares criadas pela Lei nº 12.403, poderia ajudar a resolver o problema.
“Os juízes precisam avaliar se realmente existe a necessidade da prisão preventiva antes de decretá-la”, afirmou. O conselheiro é supervisor do Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário, responsável pelos mutirões do CNJ.
Coordenador do departamento, o juiz Luciano Losekan disse que o problema de excesso de presos provisórios na Bahia é preocupante. “Os presos provisórios representam 64% da população carcerária do estado. O índice é um dos mais altos do país”, afirmou. Com informações da Agência do CNJ.

CONCURSO DA RECEITA FEDERAL TEM 950 VAGAS

Quando o assunto é concurso público, este segundo semestre promete, principalmente no âmbito federal. A Receita Federal lançou ontem o tão esperado edital, com 950 vagas de nível superior. São 750 oportunidades para o cargo de analista-tributário, sendo 700 na área geral e 50 na área de informática. Os 200 postos restantes são para a função de auditor-fiscal. É exigido nível superior em qualquer área para ambas as funções. Os salários iniciais são convidativos: R$ 7.996,07 e R$ 13,6 mil, respectivamente.
As inscrições começam às 10h da próxima segunda-feira, dia 16, no portal www.esaf.fazenda.gov.br e seguem até as 23h59 de 29 de julho. O valor da taxa é de R$ 100 (analista) e R$ 130 (auditor). O processo seletivo varia de acordo com o cargo. Os candidatos que optarem pela função de analista-tributário farão prova objetiva de conhecimentos gerais e de conhecimentos específicos (prevista para 16 de setembro) e prova dissertativa. Quem for concorrer à função de auditor-fiscal terá que enfrentar uma avaliação objetiva de conhecimentos gerais, duas de conhecimentos específicos (I e II) e uma dissertativa.
As provas objetivas serão aplicadas nos dias 15 e 16 de setembro. Atenção: o edital para analista tributário, publicado no Diário Oficial da União, saiu com o período de inscrição errado (16 a 27 de julho). O prazo certo é de 16 a 29 de julho, conforme a Esaf. 
Fonte:Agravo
Fonte: Agravo

PROFESSORES E GOVERNO FINALMENTE SENTARÃO PARA NEGOCIAR E GREVE PODE CHEGAR AO FIM NESTA SEXTA

Após 90 dias de paralisação na Bahia, finalmente os professores da rede estadual de ensino e o governo do Estado sentarão na mesa de negociação para tentar colocar um ponto final à greve.
A aguardada audiência com o Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) foi marcada para esta quinta-feira (12), notícia que foi recebida com entusiasmo pelos docentes que participaram da assembleia da categoria no Centro Administrativo da Bahia (CAB), na manhã desta terça (10).
Na oportunidade, uma rápida votação simbólica decidiu pela continuidade do movimento grevista até a reunião com a promotoria. Ainda à tarde, docentes e MP se encontrarão para discutir detallhes de um possível acordo.
Uma nova assembleia foi agendada para a sexta (13), quando a proposta discutida durante a audiência conciliatória será avaliada pelos grevistas, que podem decidir pelo fim da greve. (Com informações do Bahia Notícias)

8 de julho de 2012

TSE já contabiliza mais de 213 mil pedidos de registro de candidaturas

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já contabiliza 213.869 pedidos de registro de candidaturas a prefeito, vice-prefeito e vereador para as eleições municipais deste ano. Os números são do DivulgaCand 2012, sistema do TSE, atualizados no fim da noite de ontem (7). Hoje (8) é o último dia para a  Justiça Eleitoral publicar a lista de pedidos de registros apresentados por partidos, coligações e candidatos para o pleito de 7 de outubro.
Dos 213.869 registros até as 22h de ontem (7), 199.372 eram pedidos de candidatos a vereador, 7.268 a prefeito e 7.229 a vice-prefeito. O estado que mais registrava pedidos de candidatura até a última atualização era São Paulo, com 59.770 registros. Alagoas era o estado com menos pedidos, 792.
Também termina hoje o prazo para que a Justiça Eleitoral envie à Receita Federal os dados dos candidatos cujos pedidos de registro tenham sido feitos por partidos ou coligações para que o Fisco possa emitir número de inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ).
A partir deste domingo, o calendário eleitoral também prevê o começo da convocação dos partidos políticos e da representação das emissoras de rádio e televisão para a elaboração do plano de mídia para o horário eleitoral gratuito. A propaganda eleitoral gratuita começará a ser exibida no dia 21 de agosto, 47 dias antes do primeiro turno da votação.
Além das estatísticas, o  DivulgaCand 2012 também permite o acesso a informações prestadas pelos candidatos à Justiça Eleitoral, como declaração de bens, certidões criminais e previsão de gastos de campanha. Qualquer cidadão pode consultar o sistema por meio da página do TSE na internet, no link DivulgaCand2012.

7 de julho de 2012

MPF inaugura nova sede da Procuradoria da República Pólo Ilhéus/ Itabuna

Será inaugurada, em sede própria, na próxima segunda-feira, 9 de julho, a Procuradoria da República Polo Ilhéus/Itabuna, uma das nove unidades do Ministério Público Federal (MPF) no interior da Bahia. A solenidade será realizada às 17h30 no novo endereço da Procuradoria, na Av. Vereador Marcos Paiva (antiga Av. Bahia), 31, bairro Cidade Nova - Ilhéus. Participarão da solenidade o procurador-chefe do MPF/BA, Wilson Rocha de Almeida Neto, os procuradores da República que atuam na região, Eduardo El Hage e Flávia Arruti, além de servidores, autoridades federais e estaduais.
A mudança foi realizada na segunda-feira, 2 de julho. O atendimento ao público já foi iniciado no novo endereço e permanece de segunda a sexta-feira das 9h às 18h. Localizada a 460 km de Salvador, a procuradoria tem jurisdição sobre 46 municípios, que integram as Varas da Justiça Federal de Ilhéus e de Itabuna. No interior da Bahia, foi a primeira unidade do Ministério Público Federal a ser criada, na década de 90, a fim de levar o MPF para o interior do estado, acompanhando o Judiciário Federal. A procuradoria tem sob sua responsabilidade propor e acompanhar processos civis e criminais nas Subseções da Justiça Federal nas duas cidades, envolvendo atribuições do MPF na defesa dos interesses sociais e individuais indisponíveis.
Movimentação processual - Somente no ano passado, 4.752 processos tramitaram na Procuradoria, a exemplo de ações civis públicas e de improbidade administrativa, ações penais, pareceres e manifestações em mandados de segurança. De acordo com os procuradores que atuam na região, as principais demandas que requerem um trabalho mais rigoroso do MPF estão relacionadas à área ambiental, direitos indígenas e combate à improbidade administrativa.
Instalada no município há mais de 20 anos anos, a Procuradoria funcionava em um imóvel alugado, no centro da cidade. Com o objetivo de diminuir despesas, reduzir custos financeiros e aumentar sua capacidade de expansão, o MPF adquiriu a nova sede. Para os procuradores da República que atuam no Polo Ilhéus/Itabuna, a mudança reflete não só a melhoria do espaço para atender o cidadão que procura o órgão e das condições de trabalho de membros e servidores (19 no total), como a importância do papel exercido pelo Ministério Público Federal na sociedade.
Com 365,47m2 de área total de terreno e 423,51m2 de área construída, a nova sede funciona em uma antiga residência, que foi adaptada para receber o órgão com base em um projeto padrão para Procuradorias da República nos Municípios, desenvolvido pela Coordenadoria de Engenharia e Arquitetura da Procuradoria Geral da República. O espaço tem dois pavimentos, recepção, além de três salas nas quais funcionarão os gabinetes dos procuradores da República, sendo uma delas adaptada para pessoa com deficiência, além de garagem para os carros oficiais. As instalações foram projetadas para garantir a acessibilidade de pessoas idosas e com deficiência por todos os ambientes do prédio, que conta com piso tátil e rampa externa, além de plataforma elevatória, para permitir a locomoção de cadeirante.
Jurisdição - A Procuradoria da República Polo Ilhéus/Itabuna tem juridição sobre 46 municípios: Ilhéus, Aurelino Leal, Cairu, Camamu, Canavieiras, Gandu, Ibirapitanga, Igrapiúna, Itacaré, Ituberá, Maraú, Nilo Peçanha, Piraí do Norte, Presidente Trancredo Neves, Taperoá, Teolândia, Ubaitaba, Una, Uruçuca, Valença, Wenceslau Guimarães, Itabuna, Almadina, Arataca, Barro Preto, Buerarema, Camacan, Coaraci, Firmino Alves, Floresta Azul, Ibicaraí, Ibicuí, Iguaí, Itajú do Colônia, Itajuípe, Itapé, Itapitanga, Itororó, Jussari, Mascote, Nova Canaã, Pau Brasil, Potiraguá, Santa Cruz da Vitória, Santa Luzia, São José da Vitória.

6 de julho de 2012

PROPAGANDA ELEITORAL ESTÁ LIBERADA A PARTIR DE HOJE

A propaganda eleitoral será permitida a partir de hoje (6). De acordo com a Lei das Eleições também está liberada a propaganda eleitoral na internet, mas está proibida a veiculação de qualquer tipo de propaganda paga.
Também estão liberados os comícios das 8h às 24h. Partidos políticos e coligações podem usar, no período ente às 8h e as 22h, alto-falantes e amplificadores de som nas sedes deles ou em veículos.
A partir deste sábado (7), estará proibida a contratação de shows artísticos pagos com recursos públicos e inaugurações. A partir desta data também é proibido que candidatos compareçam a inaugurações de obras públicas.
Dia 18 de Julho termina o prazo para que candidatos, partidos políticos, coligações e o Ministério Público Eleitoral impugnem candidaturas, conforme determina a Lei Complementar nº 64/1.990.
Os eleitores fora do domicílio eleitoral têm até o dia 8 de agosto para requerer a segunda via do título de eleitor.
A propaganda eleitoral no rádio e na televisão começa dia 21 de agosto e vai até o dia 4 de outubro, três dias antes do primeiro turno de votações. Nas localidades em que houver segundo turno, o dia será 28 de outubro.

PREFEITO SOLICITA A URBANIZAÇÃO DA ÁREA DO ENTORNO DA NOVA PONTE

O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, encaminhou nesta quinta-feira (5) um ofício ao diretor-geral do Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba), Saulo Pontes, solicitando a realização de um aditamento ao contrato com a finalidade de incluir no projeto de construção da nova ponte também a urbanização do trecho entre o Cristo Redentor, na avenida Dois de Julho, até a avenida Soares Lopes, próximo ao Centro de Convenções, como forma de garantir uma melhor mobilidade urbana e diminuir os transtornos no trânsito da cidade. A iniciativa, segundo o prefeito, tem como base a informação fornecida oficialmente esta semana por representantes da empresa Ecla Engenharia e Consultoria e técnicos do Derba de que projeto da nova ponte prevê apenas o projeto de urbanização viária do trecho compreendido entre a cabeceira do aeroporto e o Morro de Pernambuco, não contemplando as áreas adjacentes, a exemplo da saída na praia do Cristo e avenida Soares Lopes.
No ofício encaminhado ao diretor Saulo Pontes, o prefeito Newton Lima argumenta que na zona sul da cidade, que compreende os bairros do Pontal, São Francisco, Jardim Atlântico, Nelson Costa, Hernani Sá, Ilhéus II e Nossa Senhora da Vitória, segundo o Censo 2010, residem 43.495 pessoas. Além dos habitantes desses bairros, há os moradores da zona rural dos distritos e Olivença, Coutos e Japu, que, ainda segundo o IBGE, foram contados 11.273 habitantes, ou seja, 30% da população do município de Ilhéus residem na zona sul e dependem da ponte para sua mobilidade. “Daí a importância da inclusão de um projeto mais amplo de urbanização que possa resolver esse problema da mobilidade urbana, minimizando os transtornos causados pelo grande fluxo de veículos”, acrescentou o prefeito.
Além da população do município, o prefeito Newton Lima citou, ainda, no documento, que a atual ponte e a futura serão equipamentos integrados à rodovia BA-001, interligando os municípios de Ilhéus, Una, Canavieiras, Santa Luzia e Camacã. Outro argumento utilizado pelo prefeito para solicitar a urbanização do trecho entre o Cristo Redentor até a avenida Soares Lopes é crescimento populacional da cidade nas próximas décadas a partir dos projetos de implantação da Ferrovia Oeste Leste, do Porto Sul e do novo Aeroporto. “Entendemos que deve ser levada em consideração a ampliação no projeto viário que solicitamos, para que a nova ponte seja uma solução na mobilidade urbana, e não mais um transtorno para nossa população”, complementou o prefeito. Newton Lima informou, ainda, que o projeto de urbanização das áreas no entorno da nova ponte já foram discutidas inclusive com o vice-governador e secretário da Infraestrutura, Otto Alencar, e o governador Jaques Wagner, com a finalidade de ampliar o projeto viário no centro de Ilhéus, para permitir um maior fluxo no tráfego nas áreas confluentes.

4 de julho de 2012

Campanha contra poliomielite vacina 80% da meta na Bahia

A campanha de vacinação contra a poliomielite na Bahia atingiu, até esta quarta-feira (4), 80,12% da meta estabelecida no estado, segundo informações da Secretaria de Saúde (Sesab).
O número corresponde a 865.879 crianças vacinadas na Bahia desde o início da campanha, no dia 16 de junho.
A ação segue até sexta-feira, 6 de julho, com expectativa de imunizar 1.080.715 menores de cinco anos no estado. HISTÓRICO - A primeira etapa da vacinação na Bahia em 2011 teve 1.065.463 doses aplicadas, alcançando uma cobertura de 98,59%. Na 2ª etapa, foram aplicadas 1.049,698 doses, atingindo uma cobertura de 97,13%.
ERRADICAÇÃO - De acordo com o Ministério da Saúde, a campanha de vacinação contra a poliomielite no Brasil começou na década de 80, período em que foi erradicada. O objetivo é manter erradicada a doença e evitar a sua reintrodução no país. Na internet é possível acessar as principais dúvidas sobre a campanha.

1 de julho de 2012

Levantamento aponta retorno de aula em 74% das escolas na Bahia

O Governo da Bahia informou nesta terça-feira (3) que 74% das escolas da rede estadual de ensino têm funcionado mesmo com a greve dos professores, que dura 84 dias. O comunicado é baseado em um levantamento realizado pela Secretaria da Educação nesta terça-feira, que identificou volta às aulas em 1.040 das 1.411 das escolas. Segundo o governo, as atividades retornaram em 372 dos 417 municípios baianos.
Em nota, foi informado ainda que a greve se concentra, basicamente, nas cidades de Salvador e Feira de Santana. De acordo com a contagem da Secretaria, 255 escolas estão situadas nessas duas cidades. Cada unidade tem formulado um calendário para retorno das atividades, aprovado pelo colegiado e supervisionado pela Secretaria, informa a nota. Representantes do sindicato da categoria, APLB, não foram localizados para comentar o levantamento. GREVE MANTIDA - Os professores da rede estadual de ensino da Bahia que participaram da assembleia-geral nesta terça-feira, no estacionamento da Assembleia Legislativa (ALBA), em Salvador, votaram mais uma vez pela continuidade da greve. O principal pleito, neste momento, é a abertura do governo para as negociações. Eles marcaram um ato para a quinta-feira (5), em frente ao Ministério Público da BA (MP-BA) e, no sábado (7), será realizada uma planfetagem no bairro do Imbuí. As informações são da vice-coordenadora da APLB, Marilene Betros. Com os 12 dias da greve dos policiais militares no início do ano, quando as escolas também fecharam, são 96 dias sem aulas este ano na Bahia.
JUSTIÇA - Na semana passada, o ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), cassou os efeitos da liminar que declarava a ilegalidade da greve dos professores estaduais da Bahia e pedia o retorno imediato dos profissionais às atividades sob pena de multa diária de R$ 50 mil. O processo será julgado pelos desembargadores do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). A sessão ainda não tem data definida.