O encontro promovido pelo Comitê das Entidades Sociais em Defesa dos Interesses de Ilhéus e Região (Coeso) com as entidades da sociedade civil organizada que constituem a entidade e com autoridades locais na manhã desta sexta-feira (11) no auditório do Sindicato dos Estivadores de Ilhéus contou com a participação do ator global Fábio Lago. Ele está na cidade para conhecer a opinião da sociedade sobre o projeto Complexo Intermodal Porto Sul e sobre o terminal da Bahia Mineração.
De acordo com Fábio, a necessidade de conhecer o projeto surgiu no início do ano, após ser convocado a participar de uma reunião que iniciaria uma campanha contra o Porto Sul, encabeçada por artistas globais, em Salvador. “Hoje estou aqui como ilheense, e não para interpretar algum personagem. Sou filho desta terra e conheço suas necessidades. É preciso que as pessoas conheçam a nossa realidade para estarem aptas a ter uma opinião formada sobre este assunto”. Fábio pretende, a partir deste encontro, iniciar uma série de ações sociais e culturais visando ampliar o debate sobre o projeto.
Uma dessas iniciativas, segundo o ator ilheense, diz respeito à criação de uma campanha de reflorestamento e preservação da Mata Atlântica em todo o Sul da Bahia. Fábio Lago ressaltou que Ilhéus precisa de projetos que tragam desenvolvimento econômico e social. Para ele, o Complexo Intermodal do Porto Sul contempla essas necessidades, pois contempla a implantação de uma ferrovia, porto off shore, aeroporto e Zona de Processamento para Exportação (ZPE).
A ação de preservação defendida pelo ator será voltada, principalmente, para crianças e adolescentes, “que terão a oportunidade de conhecer locais como a Lagoa Encantada, plantar mudas de árvores e de atuarem como multiplicadores de ações voltadas para a proteção do meio ambiente”.
O vice-prefeito Mário Alexandre também defendeu a ampliação da discussão sobre o tema. “O governo municipal possui posição favorável ao Porto Sul e entende que só haverá crescimento por meio do diálogo. Por isso, é importante discutir como todos nós poderemos ajudar Ilhéus a retomar o rumo do desenvolvimento”, ressaltou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário