O reaproveitamento dos recursos materiais já existentes e a utilização da mão-de-obra local foram fundamentais para o sucesso do projeto de reciclagem, implantado pelo Executivo de Ilhéus. Atualmente, a iniciativa beneficia as comunidades de Inema e Pimenteira, localizadas na zona rural do município. Além de dar solução final adequada aos resíduos sólidos, o projeto vem mudando a realidade dos moradores e gerando emprego e renda para a população.
Em meados do ano de 2010, o vereador Valmir esteve reunido com a comunidade e líderes para discutir essa prática, na oportunidade afirmou que tudo que fosse benéfico para a comunidade teria integralmente o seu apoio.
Com a necessidade e atender à crescente demanda de produção de lixo existente da zona rural, a secretaria municipal de Governo e Assuntos Estratégicos propôs a criação de um projeto que solucionasse não só a questão do recolhimento e destinação final do lixo – que era feita apenas duas vezes na semana – assim como sua destinação final, já que o lixo era despejado em área irregular. Com a utilização de recursos já existentes no local, recrutamento de pessoas da própria comunidade, a prefeitura em parceria com o Vereador Valmir e o empresário Marcos Lucato, iniciou o projeto-piloto de reciclagem no distrito de Inem
Com baixo custo e resultado imediato, o projeto vem mudando a rotina da coleta de lixo no distrito, que passou a ser feita duas vezes ao dia. No local foi construído um galpão, que serve de abrigo para os diversos tipos de resíduos que são recolhidos e selecionados, além de valas, para aterrar os rejeitos (todo restante do material que não pode ser reaproveitado). A cada coleta é feita triagem dos dejetos, inclusive do material orgânico, que vai servir na preparação de adubo. A cada coleta, tudo que pode ser reaproveitado segue para o galpão.
Pouco mais de 15 pessoas da comunidade trabalham no projeto, nas etapas de coleta, varrição, triagem e disposição final, e além de gerar renda, ajuda o local a ficar mais limpo e arejado. “Essas oportunidades são ímpares para o distrito e contribui para que a localidade usufrua de uma qualidade de vida melhor, além de diminuir o risco de doenças a exemplo da dengue”, finalizou o vereador Valmir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário