28 de fevereiro de 2011

DISTRITO DE INEMA É COMTEMPLADO COM PACOTE DE OBRAS

O Distrito de Inema recebeu no mês de fevereiro um pacote de obras, fruto das indicações do vereador Valmir Freitas em parceria com o governo municipal. Além dos serviços básicos como: iluminação, limpeza de ruas e outros, várias obras já estão sendo executadas na localidade, são 240 metros de pavimentação a paralelepípedo e esgotamento sanitário com rede pluvial na Rua do Cemitério, restauração de 300 metros de calçamento na rua 7 de setembro, reforma e ampliação do Estádio “O Britão”, implantação do Programa de Reciclagem de lixo, patrolamento da Estrada que liga Inema ao município de Coaraci, entre outros serviços.
    Desde o início de seu mandato, o parlamentar vem junto ao governo municipal reivindicando melhorias para o distrito, mesmo enfrentando sérias dificuldades o executivo pôde enfim atender essas solicitações, o que para a comunidade inemense é de suma importância, pois dessas obras depende a qualidade de vida de milhares de pessoas. “Nosso trabalho está sendo feito, sei que nem tudo podemos realizar, mas com muito esforço e dedicação conseguimos melhorar e avançar em obras no distrito de Inema, e afirmar que nosso compromisso não será esquecido, sempre iremos reivindicar as devidas melhorias para nossa comunidade”, finalizou o vereador Valmir.
Fonte: Site Camara de Ilhéus
 

23 de fevereiro de 2011

Obras na Ladeira da Conceição em fase final de conclusão


Foto: Mary Melgaço
Através de indicação do vereador Valmir Freitas a prefeitura está finalizando obras de restauração de parte do calçamento da Ladeira da Conceição no Malhado. Com as constantes chuvas torrenciais, parte de sua estrutura foi danificada, não permitindo o tráfego de veículos na ladeira que liga o bairro Malhado à Avenida Itabuna, além disso, na referida ladeira localiza-se a Casa de Apoio Walter Evangelista, importante projeto de autoria do Vereador Valmir que acolhe pessoas vindas dos distritos de Inema, Pimenteira e Banco Central e que teve seu atendimento prejudicado pelas condições atuais em que a ladeira se encontrava. Na semana final da obra, estiveram presentes, o Vice-prefeito Mário Alexandre, Secretário Marcondes Queiroz, acompanhados pelo vereador Valmir e a liderança local da rua, o Sr. Renildo Correia, que em todo instante busca melhorias para aquela localidade em parceria com o vereador Valmir. “O governo tem se mostrado parceiro em muitos momentos, posto que assim que o problema foi detectado, através de minha reivindicação, o setor competente de imediato iniciou a recuperação, diminuindo o tempo de espera da população em voltar ao tráfego normal da Ladeira”, finalizou o vereador.

Incêndio destrói galpão de reciclagem de lixo no Distrito de Inema

GALPÃO DESTRUÍDO PELO INCÊNDIO
GALPÃO ANTES DO INCÊNDIO
Um incêndio ocorrido nesta madrugada destruiu completamente um galpão de reciclagem de lixo, no distrito de Inema,  montado recentemente para atender ao Projeto implantado pelo governo municipal em parceria com o Vereador Valmir. Existem indícios de que o incêndio possa ter sido provocado e não acidental, pois não tinha ninguém no local e tudo foi acontecido durante a madrugada. O Coordenador Distrital, Vanildo Freitas, coletou fotos do local e já registrou queixa na Delegacia de Polícia da sede, para se que averiguem e se tome as devidas providências. " É lamentável o que ocorreu, o projeto vinha dando certo e ajudando muita gente, infelizmente isso aconteceu, mas confiamos na justiça e vamos aguardar a solução para este caso, finalizou o coordenador Vanildo.

Distrito de Inema é contemplado com pacote de obras



O Distrito de Inema recebeu neste início de fevereiro um pacote de obras, fruto das indicações do vereador Valmir em parceria com o governo municipal. Além dos serviços básicos como: iluminação, limpeza de ruas e outros, várias obras já estão sendo executadas na localidade, são 240 metros de pavimentação a paralelepípedo e esgotamento sanitário com rede pluvial na Rua do Cemitério, restauração de 300 metros de calçamento na rua 7 de setembro, reforma e ampliação do Estádio “O Britão”, implantação do Programa de Reciclagem de lixo, patrolamento da Estrada que liga Inema ao município de Coaraci, entre outros serviços. Desde o inicio de seu mandato o vereador vem junto ao governo municipal reivindicando melhorias para o distrito, mesmo enfrentando sérias dificuldades o governo municipal pôde enfim atender essas solicitações, o que para a comunidade inemense é de suma importância, pois dessas obras depende a qualidade de vida de milhares de pessoas. “Nosso trabalho  está sendo feito, sei que nem tudo podemos realizar, mas com muito esforço e dedicação conseguimos melhorar e avançar em obras no distrito de Inema, e afirmar que nosso compromisso não será esquecido, sempre iremos reivindicar as devidas melhorias para nossa comunidade”, finalizou o vereador Valmir.

OBRAS EM INEMA

22 de fevereiro de 2011

JOÃO HENRIQUE SE FILIA AO PP

Surpreendendo o meio político baiano, o prefeito João Henrique anunciou ontem seu ingresso no Partido Progressista (PP) e não no Partido Verde (PV), conforme era esperado. O martelo foi batido, digamos que “na calada da noite”, após o prefeito ter recebido em seu gabinete o ministro das Cidades, Mário Negromonte, o deputado federal João Leão, os deputados estaduais Mário Júnior e Kaká Leão e o secretário regional do PP, Jabes Ribeiro.
Na semana passada em entrevista ao Blog Agravo, Jabes alertou “ Teremos novidades na política baiana”. Agora o enigma político foi desvendado.
 “Nossa preocupação é com a cidade, motivo por que deixamos nas mãos do prefeito qualquer indicação por parte do PP”, disse o secretário-geral do partido, Jabes Ribeiro.
Também sem querer polemizar em torno da participação da legenda no Executivo municipal, Negromonte se limitou a dizer que João “é um quadro muito importante para o partido, o prefeito da terceira maior cidade do país. Somos o terceiro maior partido em votos da base aliada do governo federal e o segundo da base aliada do governo estadual. O governador da Bahia tem ciência desta filiação e está contente”, afirmou.
O prefeito, por sua vez, destacou que “é uma honra me filiar ao PP, que tem experiências exitosas de administrações municipais e contribuirá muito para a cidade”.

Governo defende sustentabilidade ambiental na construção da Fiol e Porto Sul











No programa de rádio desta terça-feira (22), o governador Jaques Wagner reafirma que as obras de infraestrutura em desenvolvimento no estado, a exemplo do Complexo Intermodal Porto Sul e a Ferrovia de Integração Oeste/Leste (Fiol), na região sul, buscam o equilíbrio entre geração de emprego, desenvolvimento econômico e social, e sustentabilidade ambiental.
O governador conclama toda a população baiana, em especial a do interior do estado, como os moradores dos municípios de Ilhéus, Itacaré, Luís Eduardo, Barreiras, e a classe empresarial, para se unir em “torno dessa grande obra, que é a maior das últimas décadas em termo de logística porque ela será praticamente a redenção da produção do oeste baiano e trará também ao longo dos seus 1,1 mil quilômetros de ferrovia, muitas novidades, novas empresas e projetos agrícolas”.
“Durante um ano e meio foram estudados sete pontos diferentes em torno de Ilhéus - pois o traçado da ferrovia chega naquela região - e, finalmente, escolhemos o ponto que foi avaliado como de menor impacto ambiental. Tudo foi calculado para que o prejuízo - se é que vai haver - seja o mínimo possível”, diz o governador.
Wagner, que se considera “também um defensor da preservação ambiental”, afirma não ter dúvidas da necessidade da obra, salientando que “todo o projeto foi construído com muito carinho”. O que ocorre, na opinião do governador, é que “alguns têm uma visão muito restrita da questão ambiental e acham que tudo é intocável. Você não constrói um prédio, uma ferrovia, um novo aeroporto sem ter que mexer no meio ambiente”.
Jaques Wagner considera que, eventualmente, os que são contra à obra são por motivos ambientais, outros por motivos comerciais, porque no jogo democrático muitas vezes o argumento é usado de uma forma e o interesse objetivo é de outra. “Mas tenho a certeza que a ampla maioria da população de Ilhéus, da Bahia inteira, é totalmente favorável à construção da ferrovia e do porto e faremos dentro das normas de sustentabilidade ambiental”.
O governador enfatiza que a construção da Fiol é um sonho de décadas de muitos baianos e uma conquista decidida pelo então presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sendo um investimento de quase R$ 5 bilhões.

 Fonte: Blog Agravo

21 de fevereiro de 2011

VEREADOR PARTICIPA DE MUTIRÃO NO BAIRRO DE VILA CACHOEIRA


O Vereador Valmir participou neste último sábado (19) de um mutirão no Bairro de Vila Cachoeira, para realizar serviços de esgotamento sanitário com colocação de manilhas na rua Deodata Matilde. A obstrução da via não permitia que nenhum veículo passasse, desde o mês de agosto, pois uma enorme vala tomava conta da estrada. Num esforço conjunto com as lideranças comunitárias, Beto, Toinho, Zé de Melo e outros e numa parceria com o governo municipal, o vereador possibilitou a solução do problema. Os moradores que vinham sofrendo com esse problema, puderam enfim concretizar o desejo de ver uma de suas ruas voltando a ter tráfego normal, graças a essa parceria coletiva. “São obras que parecem ser pequenas, mas representam muito para aqueles que estão diretamente ligados ao problema, e a comunidade soube reconhecer, pois não mediram esforços em nos ajudar, e através dessa união podemos avançar mais, adquirindo melhorias para Vila Cachoeira e outros bairros e distritos”, finalizou o vereador.

BANCO CENTRAL RECEBE OBRAS ATRAVÉS DE INDICAÇÕES DO VEREADOR VALMIR

Neste mês o distrito de Banco Central foi alvo de obras encaminhadas através de indicações e requerimentos feitos em plenário pelo vereador Valmir, em parceria com o governo municipal. Já está sendo realizado serviços de mutirão para limpeza de ruas, recuperação de 200 metros de calçamento, entre outros. Ainda está previsto a construção de 60 metros de rede pluvial com colocação de manilhas e a pintura da praça, além da reforma do Posto Policial. O coordenador regional Vanildo Freitas, avalia positivamente este início de ano para o distrito de Banco Central e enfatiza a importante parceria que o governo municipal vem tendo com o vereador Valmir no sentido de provocar benfeitorias na localidade. Já o vereador Valmir, afirma que com passos pequenos realizamos grandes caminhadas, e que sempre a comunidade terá um representante que olha para seus anseios, e soma esforços para priorizar a qualidade de vida dos cidadãos.

18 de fevereiro de 2011

DISTRITO DE INEMA RECEBE IMPORTANTES OBRAS EM 2011

O ano de 2011 iniciou com importantes realizações para o distrito de Inema.  Em parceria com o governo municipal, grandes obras vêm sendo executadas melhorando a qualidade de vida dos cidadãos.

Um dos exemplos em Inema é a obra de pavimentação de 240 metros da rua que dá acesso ao Cemitério local, além de serviços de esgotamento sanitário e rede pluvial que está sendo realizada já neste mês de fevereiro. Esse importante projeto vem sendo executado em ritmo acelerado com previsão de término dentro de no máximo 2 meses. “Buscamos atender o desejo do povo”, enfatizou o coordenador distrital Vanildo Freitas, que relembra o sonho da população em ver a “Rua do Cemitério” pavimentada, além disso, ele destaca a importantância da parceria com a Prefeitura e o vereador Valmir, que tornaram-se peças fundamentais para o avanço dessas obras.
Vanildo lembra ainda que outros projetos já estão em fase de execução como o recapeamento de 300 metros de calçamento da Rua 7 de setembro também no distrito de Inema, além da recuperação do muro e construção do alambrado do Estádio “O Britão”. O coordenador ainda destaca a recuperação da estrada que dá acesso ao município de Coaraci, que compreende um trecho de 20 km e está sendo executada através das parcerias entre Prefeituras de  Ilhéus,  Coaraci e o vereador Valmir. “As obras estão em ritmo acelerado e sua conclusão não tardará”, lembrou o parlamentar.
O vereador Valmir Freitas também enfatiza outras ações que estão sendo planejadas e colocadas em prática. Ainda nesta semana na abertura dos trabalhos legislativos, o vereador entrou com os requerimentos 001 e 002 de 2011, solicitando que sejam ofícios ao governo Estadual requisitando providências para manutenção das estradas que dão acesso aos distritos de Inema, Pimenteira e Banco Central. Tudo isso tem sido feito com importantes parceiros, relembra o edil, que vem buscando solicitar melhorias e assim lutar pelos distritos que abraçou, ele ainda afirma que governo municipal tem atendido da melhor forma possível suas solicitações e espera que mais melhorias sejam feitas para que todas as comunidades sejam contempladas com obras e melhorias, finalizou o vereador.

10 de fevereiro de 2011

Câmara Municipal de Ilhéus forma Comissões permanentes para o Biênio 2011/2012

A Câmara Municipal de Ilhéus realizou nesta quarta-feira dia 16, a votação das Comissões Permanentes. Dos 13 vereadores da Casa, 11 estiveram e participaram da sessão, os edis Francisco Sampaio e Rafael Benevides não compareceram ao Plenário do Legislativo ilheense.
As Comissões Permanentes têm mandato de 2 anos e são constituídas de pelo menos três vereadores. Elas analisam os projetos de lei ou resolução, emitindo pareceres e também realizam investigações e representam a Câmara.
Todas as 11 Comissões Permanentes da Câmara Municipal de Ilhéus já tem seus membros que agora tem um prazo de cinco dias para eleger seus presidentes e vice-presidentes. A formação das Comissões é a seguinte:

- Comissão de Constituição e Justiça

Alzimário Belmonte
Jailson Nascimento
Marcos Flávio


- Comissão de Finanças, Orçamento, Obras e Serviços Públicos

Gilberto Souza
Jailson Nascimento
Paulo Carqueija

- Comissão de Defesa do Consumidor

Gilberto Souza
Marcos Flávio
Tarcísio Paixão

- Comissão de Defesa do Meio Ambiente

Marcos Flávio
Reynaldo Oliveira
Valmir Freitas

- Comissão de Agricultura, Pesca, Indústria e Comércio

Carmelita Ângela
Gilberto Souza
Reynaldo Oliveira

- Comissão de Defesa dos Direitos Humanos

Alzimário Belmonte
Carmelita Ângela
Tarcísio Paixão

- Comissão de Educação e Cultura

Alzimário Belmonte
Carmelita Ângela
Tarcísio Paixão

- Comissão de Saúde

Aldemir Almeida
Gilberto Souza
Jailson Nascimento

- Comissão de Turismo

Gilberto Souza
Marcos Flávio
Valmir Freitas

- Comissão de Transporte

Alzimário Belmonte
Jailson Nascimento
Paulo Carqueija

- Comissão de Ética e Decoro Parlamentar

Alzimário Belmonte
Jailson Nascimento
Marcos Flávio
 
FONTE: Blog AGRAVO

9 de fevereiro de 2011

CONCURSO DA PREFEITURA PODE SER PRORROGADO

O fato do edital só ter sido disponibilizado após a abertura do processo de inscrições, os problemas identificados no site da empresa S&R Concursos e Pesquisa durante o final de semana e ainda a inexistência de um posto de inscrição presencial na cidade podem fazer com que a Prefeitura de Ilhéus possa estender por alguns dias o período de inscrições do concurso público que oferece 545 vagas. O secretário de administração da Prefeitura, Antônio Bezerra, ainda não se posicionou oficialmente sobre o assunto, nem informou por quanto tempo poderia ser essa prorrogação, mas adiantou que está solicitando um prazo maior para as inscrições.
Durante o final de semana, ao acessar o site da empresa S&R Concursos e Pesquisa, o que aparecia era um informativo de que o endereço estava em manutenção. Bezerra reconheceu os problemas do site e esclareceu que a falha técnica foi solucionada desde o fim da noite de domingo. O secretário de Administração garantiu ainda que irá solicitar mais dias para compensar o tempo perdido dos interessados. A decisão sobre a prorrogação deverá acontecer hoje ou amanhã.
A Prefeitura de Ilhéus está oferecendo 545 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade. Os salários vão de R$ 549,39 a R$ 1.813,82. Os cargos são de agente de trânsito, salva–vidas, engenheiro agrônomo, engenheiro ambiental, geógrafo,  professor de educação Infantil e séries iniciais, professor de ciências, professor de matemática,  porteiro, merendeiro, auxiliar de serviços gerais, agente administrativo, vigilante,  nutricionista e motorista – categoria D.
Conforme o edital, as inscrições devem ser feitas até 11 de fevereiro pelo site www.srconcursosepesquisas.com.br ou na Rua Miguel Santos Silva, 1º andar, nº 18, Centro de Lauro de Freitas. As taxas vão de R$ 34 a R$ 58. As provas serão realizadas no dia 13 de março. Do Atribuna 
Fonte:Tabuleiro

8 de fevereiro de 2011

Projeto da BAMIN capacitará milhares de pessoas que irão compor a mãos de obra na construção do projeto Pedra de Ferro

A Bahia Mineração (Bamin) e o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) lançaram nesta terça-feira (08/02), no Teatro Municipal de Ilhéus, o programa Mina de Talentos, que vai capacitar mais de 6 mil pessoas para trabalhar na construção e operação do projeto Pedra de Ferro.  
 A solenidade de lançamento contou com a presença do vice-presidente executivo da Bamin, Clovis Torres, que falou sobre a intenção da empresa de priorizar a contratação de mão-de-obra na comunidade local, objetivo que será facilitado com o programa de qualificação.
 O evento foi prestigiado peloVereador Valmir Freitas, o  secretário estadual da Indústria Naval e Portuária, Carlos Costa, a deputada estadual Ângela Sousa e diversas lideranças regionais. O Vereador Valmir,enfatizou a importância dessa  proposta do Mina de Talentos e ressaltou o “novo ciclo de desenvolvimento que se inicia na região”. O convênio para a execução do programa foi assinado pelo vice-presidente Clovis Torres, o gerente do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Jurandir Hendler e o diretor da Direc 6, órgão vinculado à Secretaria da Educação da Bahia, Ednei Mendonça.
 O plano vai beneficiar moradores de cidades do sudoeste e do litoral sul da Bahia, com centros de formação em Caetité, Guanambi, Malhada, Pindaí e Ilhéus. Os interessados em participar dos cursos de capacitação poderão fazer a inscrição entre 15 e 24 de março, de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas, nos postos localizados em Caetité, Guanambi e Ilhéus. 
Com a iniciativa, a Bamin espera que um elevado percentual das vagas sejam ocupadas por pessoas formadas pelo Mina de Talentos.  O gerente de Recursos Humanos da empresa, Mauro Barbosa, explicou que serão disponibilizadas mais de 5,5 mil vagas para os cursos referentes à fase de construção da mina e do terminal portuário da Bamin, divididos em quatro áreas: movimentação de terra e carga; obra civil; montagem elétrica e mecânica, e técnicas administrativas. 
Para ser selecionado, o candidato deverá residir na região, ser aprovado nos testes de triagem, ser maior de 18 anos e ter a escolaridade exigida para cada curso. Os participantes poderão se formar em mais de uma função, pois o objetivo é que o profissional tenha mais oportunidades para se recolocar no mercado de trabalho.
Para a fase de operação, serão disponibilizadas quase mil vagas nos cursos de capacitação, voltados para o trabalho na mina, usina, ferrovia e no porto. Para ser incluído na lista de participantes, também é preciso que o candidato comprove residência na região, tenha escolaridade mínima de Ensino Médio e seja submetido à prova de conhecimentos, avaliação psicológica, dinâmica de grupo, avaliação de desempenho escolar, entrevista e análise curricular.
 Cidadania – Todos os profissionais selecionados para participar do Mina de Talentos cursarão, além do módulo específico escolhido, as disciplinas de Cidadania, Segurança do Trabalho, Sensibilização Socioambiental, Relações Interpessoais e Noções de Mineração. 
 Segundo Clovis Torres, “todos os cursos buscarão não apenas a formação profissional, mas também a formação de cidadãos conscientes e responsáveis. Por isso, os alunos terão disciplinas que estimulam o pensamento crítico e elevam a percepção social”.
Além disso, o vice-presidente da Bamin afirma que os participantes dos cursos da fase de construção poderão ser incluídos, também, na fase de operação da mina.  “Alguns profissionais que atuarem na fase de construção, caso tenham o ensino médio completo ou o completem neste período, poderão ser aproveitados na fase de operação”, explica. 
O Centro de Formação do Mina de Talentos em Ilhéus será concentrado no Centro Estadual de Ensino Profissionalizante, no bairro do Malhado, e oferecerá todos os cursos do programa, atendendo também aos moradores de Uruçuca, Itabuna e Itacaré.

Inscrições

Período: 15 a 24 de março de 2011
Horário: De segunda à sexta-feira, das 8 às 12h
Local:
ILHÉUS
Colégio Estadual de Ilhéus
Av. Antônio Carlos Magalhães – 755, Malhada
CEP: 45.651-620

Site do programa de capacitação: www.bamin.com.br/minadetalentos 

Mosquito da Dengue já se reproduz em água suja e salgada

Uma mutação do mosquito Aedes aegypti, transmissor do mosquito da dengue, está alarmando cientistas brasileiros. O inseto, que até então só se reproduzia em águas limpas, desenvolveu a capacidade de se reproduzir também em ambientes sujos e até mesmo em água salgada. A evolução genética pode permitir a multiplicação da população do inseto e o consequente aumento de casos de dengue no país.

A descoberta é da pesquisadora Marylene de Brito Arduino, da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), de São Paulo. Estudo realizado por ela em São Sebastião revelou que larvas do mosquito foram encontradas em recipientes com água com resíduos de sal e misturadas com outros produtos, como graxa, tinta, cal e óleo combustível.

Dos 1.325 pontos com larvas de Aedes analisados por Marylene na pesquisa, 323 estavam em água com algum tipo de salinidade, ou seja, resíduos de sal ou outros produtos químicos. A pesquisadora, no entanto, tranqüiliza a população. “Larvas encontradas em água com sal não significa que o inseto possa se reproduzir no mar”, ressalta Marylene, que está testando qual o limite de salinida de que as larvas suportam.“É importante ressaltar que o sal mata as larvas do Aedes e continuamos recomendando seu uso no combate aos criadouros”, avisa. De acordo com a cientista, o resultado mostra que é preciso se preocupar com possíveis criadouros antes ignorados, como latas de tinta e pneus com resto de óleo.

“O mosquito está evoluindo. Todas as espécies tentam manter sua população. Se não encontram o ambiente que preferiam antes, acabam se adaptando ao que existe.”, explicou a pesquisadora.

Informações do JornalSG.