29 de setembro de 2009
28 de setembro de 2009
RÚBIA AGORA É DO PSC
Em sua carreira política, Rúbia Carvalho já experimentou diversos partidos e algumas decepções. A mais recente delas já data de algum tempo e foi com o ex-aliado Raymundo Veloso, que exerce mandato de deputado federal pelo PMDB.
Rúbia, que já foi tucana, pedetista e pessebista, ingressou no PMDB e apoiou Veloso. Depois, acabaram se desentendendo, mas ela se segurou no cargo de coordenadora do Programa de Inclusão Sociodigital do governo baiano. Como saiu do PMDB, sobreviveu à degola subsequente à briga entre Geddel e Wagner (o ex-secretário Ildes Ferreira, a quem Rúbia era subordinada, deixou o cargo por ser da cota do PMDB).
Nova mudança: Rúbia acaba de desembarcar de mala e cuia no PSC do pastor Eliel Santana e, em Ilhéus, da deputada estadual Ângela Sousa. Chega com a intenção de lançar candidatura a deputada federal.
Como a nova militante social-cristã também é de Ilhéus, surgiu dúvida se Ângela diria “Deus abençoe” à nova filiação. A deputada, segundo informações, não se opôs, mas afirmou que seu palanque já está cheio, os compromissos já estão firmados.
Nesse cenário, ainda resta saber de que lado ficará o PSC, já que o presidente Eliel Santana faz opção declarada por Geddel, mas não abre mão dos cargos que detém na administração estadual…
24 de setembro de 2009
VEREADOR PRESTIGIA DESFILE DA PRIMAVERA NO DISTRITO DE BANCO CENTRAL
O vereador Valmir Freitas participou nesta quinta-feira (24) do desfile de Abertura da Primavera promovido pela Escola Nucleada de Banco Central. O evento contou com a presença do Secretário de Educação Sebastião Maciel, o administrador de Banco Central e a equipe de assessoria do vereador, bem como parcela da comunidade e líderes locais. O desfile envolveu professores da localidade, alunos e um grupo bastante especial: o GRUPO DA TERCEIRA IDADE de Banco Central que numa louvável animação mostraram o valor que o idoso pode ter numa sociedade. Na oportunidade o vereador disse: " Estou satisfeito com o trabalho que vem sendo desenvolvido no distrito pelo administrador, e que num esforço coletivo com o Executivo estamos devolvendo as melhorias necessárias para aquela comunidade." O evento ocorreu por volta das 10:00 horas da manhã, percorreu algumas ruas do distrito e finalizou na praça principal com apresentações do Grupo da Terceira Idade. Em seguida os convidados foram recepcionados para um almoço na Escola Nucleada de Banco Central.Na oportunidade, este blog parabeniza aos educadores de Banco Central e principalmente àqueles idosos que com muita alegria brilharam em suas apresentações.
VEREADOR FISCALIZA ESCOLA DO DISTRITO DE BANCO CENTRAL
Nesta quinta-feira (24) o vereador Valmir acompanhado do Secretário de Educação Sebastião Maciel e sua equipe, fizeram vistoria nas instalações da Escola Nucleada de Banco Central, visando detectar a qualidade e comodidade da mesma. O foco principal da vistoria foi a merenda escolar onde o vereador detectou um bom desempenho por parte da direção, onde puderam observar a qualidade dos alimentos, armazenagem adequada e higiene no preparo da merenda. Em todos esses quesitos a Escola saiu-se bem, pois, o que foi observado atende às exigências sanitárias que visam contribuir para um bom funcionamento da merenda oferecida aos alunos.
23 de setembro de 2009
VEREADOR ANUNCIA MELHORIAS NA ESTRADA QUE DÁ ACESSO AO DISTRITO DE BANCO CENTRAL
CÂMARA DE ILHÉUS APRESENTA PROJETO DA REFORMA À IMPRENSA
Na manhã desta sexta-feira (25), a Mesa Diretora da Câmara de Ilhéus, apresentou o projeto de reforma e ampliação do Palácio Monsenhor Manuel Teodolindo Ferreira, atual sede do legislativo ilheense. A reunião contou com a presença de diversos profissionais da imprensa ilheense nas áreas audiovisual, radiofônica e impressa.
Todo projeto arquitetônico foi mostrado através da planta do novo prédio, e a imprensa pode constatar como ficará a nova casa do povo ilheense. A principal modificação será feita na estrutura do primeiro andar do Poder Legislativo, onde atualmente funcionam os órgãos administrativos (CPD, secretaria e tesouraria), gabinete da presidência e o Plenário Gilberto Fialho. Ao final da reforma, o primeiro andar será composto por um novo e amplo Plenário com capacidade aproximada para 120 pessoas que ficarão devidamente acomodadas, proporcionando assim uma maior comodidade à sociedade local, que nos últimos meses passou a acompanhar as sessões legislativas exercendo assim sua cidadania.
Inovação
O Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão e Televisão de Ilhéus (STERT-I) solicitou à Mesa Diretora da Câmara, que fosse concedida uma sala exclusiva para que os radialistas e jornalistas locais realizassem a cobertura jornalística do legislativo ilheense. O requerimento partiu do presidente da entidade Elias Reis, tendo o apoio da ABI ( Associação Baiana de Imprensa) na pessoa do jornalista e comentarista político Eduardo Anunciação o que foi prontamente aprovado por unanimidade por todos os vereadores presentes na apresentação do projeto e comemorado pelos profissionais de rádio, jornais, sites e blogs. Com isso, a partir do início de 2010, a imprensa ilheense terá um local privativo na Câmara de Vereadores, para assim elaborarem releases e fazerem coberturas radiofônicas direto da Casa. A idéia de implantar um Comitê de Imprensa em Ilhéus é pioneira não só no interior da Bahia como também no Nordeste.
No encerramento da apresentação, o presidente do legislativo ilheense, o vereador Jailson Nascimento lembrou que a reforma e ampliação da sede do legislativo é mais uma vitória de toda a cidade de Ilhéus. “A reforma e ampliação do prédio da Câmara servirá para que o cidadão ilheense passe cada vez mais a acompanhar não só as sessões, mas como todo o dia-dia do legislativo”, enfatizou o vereador Jailson Nascimento.
CÂMARA DE ILHÉUS COBRA SOLUÇÃO DOS GERENTES DE BANCO
A sessão que aconteceu na tarde da ultima terça feira em Ilhéus, serviu não apenas para cobrar mudanças das instituições bancarias, como também para conhecer o que as mesmas têm feito para melhorar o atendimento a seus clientes. Numa prova de que as instituições tem interesse em melhorar a qualidade de serviços oferecidos aos clientes, foram expostos vários caminhos para se alcançar denominadores comuns à ambos os lados : bancos x clientes.
A presidente do Sindicato dos bancários, a ex-vereadora Marlúcia Paixão falou sobre o manejo de pessoal e da redução progressiva de funcionário nos bancos. Para ela “é visível a política de afastamento dos clientes dos bancos. Cada vez mais são oferecidos serviços à distância, sem respeitar muitas vezes a falta de capacidade operacional dos cidadões ilheenses em relação aos serviços web”.
Estavam presentes à sessão representantes dos bancos Itaú, Nordeste, Banco do Brasil, Caixa Econômica, HSBC. Entre estes, foi unânime o posicionamento defensivo e ao mesmo tempo esclarecedor sobre a política de melhoramento na prestação de serviços. O Banco do Brasil anunciou a chegada de uma nova agencia na cidade que, por enquanto, será aberta dentro da agencia centro. Seria a agencia Gabriela 5780-7. A Caixa Econômica anunciou a chegada em breve de um equipamento que permitirá realizar nas filas um pré-atendimento. Serviços simples serão resolvidos sem a necessidade de estar em um caixa. Gerente da Caixa lembrou ainda que mensalmente através da Caixa são injetados apenas no Município de Ilhéus cerca de 1 milhão de reais, fruto dos serviços sociais do Governo Federal.
Gerentes do HSBC e Itaú falaram da mudança no atendimento nos dias de maior fluxo. Ambas colocam todos os funcionários nos serviços de atendimento ao público. Além do aumento de seis para oito horas de trabalho sempre que necessário.
Danilo Reis, gerente do Banco do Nordeste, propôs aos vereadores que a “lei dos 15” minutos funcione após a primeira uma hora e meia de atendimento ao público. “Afinal não há como manter este tempo de atendimento no momento em que agência abre quando na porta já estão acumulados cerca de cem cento e vinte pessoas”.
Enquanto que os bancos públicos (Caixa, Nordeste e BB) reclamaram da falta de pessoal, lembrando que estes seguem regras nacionais de contratação via concurso público, os bancos privados (HSBC e Itaú) falaram da falta de conhecimento do público em manusear maquinas 24 horas e também dos serviços via internet. “No mês em que eu assumi a gerência do banco, dos 16 funcionários 6 pediram licença médica”, falou o gerente do banco do Nordeste.
O vereador Professor Gurita falou da necessidade de se buscar uma solução plausível para o problema dos bancos na cidade. Ele lembrou que muitas vezes o cidadão vê nos vereadores um “remédio para a solução das dores morais do povo”. Paulo Carqueija disse compreender o posicionamento dos gerentes por também já ter sido bancário, mas falou da importância do respeito à população através de políticas reais que resolvam os problemas da população.
O presidente do Legislativo Ilheense foi categórico ao falar de certas expectativas bancarias. “Que se criem políticas de ensino aos futuros idosos é uma coisa, mas esperar que os atuais idosos saibam fazer as transações bancárias de forma online ou mesmo em caixas eletrônicos não dá. Se o problema da demora no atendimento é a falta de funcionários então que se aumente o numero de funcionários. O que não dá é para a população ficar pagando pela visão capitalista dos outros”.
21 de setembro de 2009
A ÚLTIMA VÍTIMA
A Bahia viverá hoje, segunda-feira, dia 21 de setembro, um momento único por aquilo que traz de simbolismo.
Neste dia, que já pode ser qualificado como histórico, a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Governo da Bahia realiza um ato de reparação, reconhecendo a responsabilidade do estado no assassinato do jornalista Manuel Leal, por não garantir sua segurança e liberdade de expressão.
Trata-se da primeira vez que um estado brasileiro acata uma recomendação do Comitê Interamericano de Direitos Humanos, entidade que solicitou a reparação.
Manuel Leal, diretor do semanário A Região, foi assassinado em janeiro de 1998, numa emboscada em frente à sua residência no Jardim Primavera, bairro da periferia de Itabuna, a poucos metros das sedes da Polícia Civil e do Batalhão da Polícia Militar.
Na época, o jornal vinha fazendo denuncias fartamente comprovadas contra autoridades municipais e estaduais.
O crime foi uma espécie de “crônica de uma morte anunciada” e só não entrou para a extensa lista de assassinatos insolúveis e nem caiu no completo esquecimento por contra da reação de uns poucos órgãos de imprensa e de instituições como Repórteres Sem Fronteiras, Sociedade Interamericana de Imprensa e Comitê de Proteção a Jornalistas.
Após uma investigação capenga, processos conduzidos com notória displicência e a reabertura do caso por insistência da Justiça, apenas o policial militar Monzat da Costa Brasil foi condenado pelo crime, mas ainda assim manteve o cargo público.
Aos mandantes do brutal assassinato, a mais completa e doce impunidade
A reparação feita pelo Governo da Bahia, longe de transformar Manuel Leal num mártir que ele nunca foi nem pretendeu ser, é uma afirmação inquestionável em defesa da liberdade de expressão, um preceito fundamental para o exercício da democracia.
Leal foi o caso de maior repercussão, mas não foi o único.
Numa década especialmente sangrenta para a imprensa baiana, dez profissionais de comunicação foram assassinados nos anos 90. Pelo menos a metade desses homicídios esteve relacionada diretamente ao exercício da profissão.
A impunidade foi a regra em absolutamente todos os crimes.
Foi certamente a mobilização e a resistência quase heróica de um pequeno grupo de jornalistas que não se intimidaram e nem deixaram que o jornal que foi a razão de viver e morrer de Manuel Leal sucumbisse, como certamente era o desejo de seus algozes; que impediu novas mortes de profissionais de imprensa.
Desde então, nenhum outro jornalista foi assassinado na Bahia.
Encerrou-se um ciclo trágico, que a reparação do Estado reverbera como um compromisso, nem sempre possível de cumprir, de zelar pela segurança e integridade dos que não se curvam aos poderosos de plantão e insistem em fazer jornalismo com dignidade.
Mas trata-se de uma situação só se encerrará quando à reparação se somar o fim da impunidade dos que acham que a violência pode calar uma voz.
Pode até calar, mas gera outras e outras vozes, que não apenas sonham, mas também acreditam na Justiça.
Que tarda, falha, mas quem sabe um dia chega.
Se não para Leal, mas para aqueles que teimam em não deixar a chama se apagar.
Daniel Thame é jornalista e blogueiro
ITABUNENSE ESTÁ FORA DO REALITY "NO LIMITE"
Tristeza para a família, que reside no bairro da Conceição, em Itabuna. Tido como um dos favoritos ao prêmio máximo de R$ 500 mil, o itabunense Marcelo Guimarães, o `Carobinha`, está fora do reality show “No Limite”, da Rede Globo.
No ‘portal’, uma espécie de ‘paredão’, ele obteve três votos contrários e acaba de deixar o programa que terá finalíssima no próximo domingo, 27 de setembro.
O programa começou com 20 participantes e o itabunense foi o 15º eliminado, ficando a uma semana de levar os R$ 500 mil.
Segundo a produção do programa global, ele foi convidado a participar da eliminatória de No Limite enquanto surfava no litoral paulista. O reality é gravado no litoral cearense.
PSDB NEGA APOIO A GEDDEL
O presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra, negou ao jornal A Tarde que haja algum plano do seu partido de união e apoio ao projeto eleitoral do ministro Geddel Vieira Lima, que é um dos nomes postos para a sucessão estadual na Bahia.
Segundo o senador, quem decide sobre aliança eleitoral do grupo na Bahia é o ex-governador Paulo Souto (DEM). Assim como Geddel, Souto é pré-candidato ao governo do estado. “Quem decide as ações da chapa PSDB-DEM na Bahia é Paulo Souto”, disse, rechaçando a possibilidade de os tucanos darem apoio a Geddel em detrimento do ex-governador.
Desembargador participa de audiencia sobre conflitos na zona rural
Aconteceu na Câmara de Vereadores de Ilhéus uma reunião pública sobre o combate a violência no campo. A reunião tem o objetivo de debater a questão da violência no campo, cujos motivos são os conflitos em torno da demarcação das terras indígenas que seria feita nos municípios de Ilhéus, Una e Buerarema.
Como correto em discussões transparentes, de cunho social, todas as partes interessadas foram convidadas, porém apenas os representantes dos agricultores compareceram.
Entre as autoridades presentes estavam o desembargador Gercino José da Silva Filho; o presidente do legislativo ilheense, vereador Jailson Nascimento; o prefeito de Ilhéus, Newton Lima; representantes da Prefeitura de Buerarema; o prefeito de Una Dejair Birschner; além de representantes de sindicatos agrários e de famílias do campo e autoridades policiais.
Ao final da Audiência Pública, houve uma reunião na sala da presidência da Câmara em que estavam presentes o desembargador, o delegado chefe da Policia Federal Cristiano Barbosa Sampaio, Drª Lícia Vieira, coordenadora da 7ª COORPIN, Ten. Coronel Batista Comandante do 2º BPM, o Prefeito Newtom Lima, o Presidente do Legislativo ilheense Jailson Nascimento, além de outros representantes de órgãos federais.
14 de setembro de 2009
INEMA COMEMORA FESTA DE SUA PADROEIRA
Com seu início no dia 04 de setembro, a festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, padroeira do distrito de Inema finalizou-se neste dia 13 (domingo) com muita festa e animação. Os fiéis participaram de uma procissão animada pelo grupo MISSA PARA OS HOMENS da cidade de Ilhéus que foi um presente do vereador Valmir e do Presidente da Câmara, Jailson Nascimento,em seguida assistiram à missa solene presidida pelo Padre Milton, pároco da Paróquia de Itapitanga à qual pertence a comunidade Católica de Inema. Na ocasião, estiveram presentes diversas autoridades entre elas: Vereador Valmir Freitas, Presidente da Câmara Jailson Nascimento, Prefeito Municipal Newton Lima, Secretário Estadual do PP Jabes Ribeiro, presidente do PP/Ilhéus Jamil Ocké, deputada Ângela Souza, além de outras personalidades políticas. A comunidade em todo o novenário esteve bem animada com uma participação em massa dos cristãos católicos, resgatando assim a religiosidade de uma população católica que além do Amor e Adoração ao Deus vivo e Poderoso, estende seu respeito e veneração à Maria que é a mãe de Jesus.
DISTRITO DE INEMA RECEBE AMBULÂNCIA E INAUGURAÇÃO DE PASSARELA
Por ocasião da festa de sua padroeira o distrito de Inema recebeu neste domingo (dia 13) sua ambulância totalmente restaurada além de uma passarela que liga a rua XV de novembro à Presidente Dutra, tornando-se TRAVESSA XV DE NOVEMBRO. O distrito vem passando por muitas mudanças além de benfeitorias gerais na localidade, o trabalho conjunto da Prefeitura Municipal, Vereador Valmir Freitas e administração local vêm proporcionando progresso ao interior, onde damos destaque às obras em Inema. Neste domingo uma pequena cerimônia de inauguração entregou aos moradores uma viela totalmente pavimentada e iluminada, resgatando um desejo antigo da população que sofria nas épocas de chuva, além do risco de trafegar à noite. No mesmo ensejo foi entregue a ambulância de Inema totalmente recuperada que irá atender também ao distrito de Pimenteira. Estiveram presentes à solenidade, o vereador Valmir Freitas, o prefeito Municipal Newton Lima e sua esposa, o presidente da Câmara de Ilhéus Vereador Jailson Nascimento, administradores regionais de Inema Vanildo Freitas e Pimenteira Jerônimo Guimarães e demais autoridades. O prefeito Municipal Newton Lima, em suas palavras disse que " São nas pequenas coisas que realizamos que podemos concretizar as grandes", posto que para Inema foi uma obra relevante. O Vereador Valmir agradeceu a todos os presentes e em especial ao Vereador Jailson Nascimento que para ele tem se mostrado um grande parceiro na aquisição de benfeitorias no interior.