29 de outubro de 2015

BAHIA PESCA ENTREGA 16 MIL ALEVINOS A PRODUTORES DO DISTRITO DE INEMA

Vereador Valmir recebendo os alevinos
Através da solicitação do Vereador Valmir Freitas (SD), a Bahia Pesca (Unidade Ilhéus) entregou nesta quinta-feira, (29) 16 mil alevinos para o distrito de Inema onde serão contemplados diversos produtores rurais, que apostam na iniciativa para garantir melhorias na qualidade de vida. Os alevinos foram entregues pelo chefe da unidade da Bahia Pesca em Ilhéus o veterinário Nilton Dortas Montargil ao vereador Valmir que providenciou o transporte imediato até o distrito de Inema. Segundo o edil “o fortalecimento da economia informal depende de parcerias e essa iniciativa do Executivo Municipal em conjunto com Bahia Pesca e vereador Valmir veio a contemplar pequenos produtores que com baixos custos e investimentos encontram o sustento e fonte de renda para sua família”, esclareceu Valmir.


26 de outubro de 2015

MARAMATA DESENVOLVE PROJETOS NO DISTRITO DE INEMA

Coordenadora Auxiliando participantes do projeto
 A equipe da Universidade Livre do Mar e da Mata - MARAMATA esteve neste sábado 24, no distrito de Inema realizando oficinas com a temática de Educação Ambiental. Foram realizadas oficinas de sabão, que ensina a fabrica-lo a partir do óleo de comida utilizado, oficina de artesanato reaproveitando diversos materiais e a confecção da cidade perfeita com ênfase no meio ambiente e sua importância. A visita foi uma solicitação direta do vereador Valmir Freitas ao Presidente da Universidade, Luis Frederico que prontamente deslocou sua equipe para que realizasse este relevante trabalho. De acordo com a Coordenadora de Projetos Adriele Leal e o coordenador de Educação Ambiental  Rafael Santana “foi um momento prazeroso e interativo onde compartilhamos experiências com a comunidade”. Já o vereador Valmir destacou a eficiência da equipe que junto com alunos e professores das escolas de Inema proporcionaram um excelente e produtivo dia ajudando a comunidade a criar hábitos de consciência ambiental.



20 de outubro de 2015

A PEDIDO DE ARTHUR MAIA, PRESIDENTE DA VALEC VAI À CÂMARA EXPLICAR PARALISAÇÕES NAS OBRAS DA FIOL

Deputado Arthur Maia - Líder do SD na Câmara
A pedido do líder do Solidariedade, deputado federal Arthur Oliveira Maia (BA), a Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados realiza, na próxima quarta-feira (21), audiência pública para discutir o andamento das obras da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol). Já está confirmada a presença do presidente da Valec, Mário Rodrigues Junior. 
A demissão em massa e o atraso no repasse salarial dos trabalhadores do Lote 5, compreendido entre Caetité e Bom Jesus da Lapa, foram os principais pontos que motivaram o parlamentar a propor o debate. 
Também foram convidados representantes do Ministério Público do Trabalho da Bahia (MPT/BA); do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Pesada e Montagem Industrial da Bahia (Sintepav); e da Pavotec, empresa responsável pelas obras no trecho do lote 05. É aguardada ainda a presença do ministro do Planejamento, Nelson Barbosa.
 

Com custo inicial previsto de R$ 3,6 bilhões, a Fiol, projeto de 1.527 km de extensão - que vai de Ilhéus (BA) a Figueirópolis (TO) -, já consumiu  mais de R$ 4,2 bilhões dos cofres públicos e não tem mais data para conclusão. As obras começaram em 2010 e a previsão era concluí-las em junho de 2013. 
A paralisação das obras desencadeou, além dos prejuízos naturais causados pela deterioração dos recursos já empregados na obra graves prejuízos ao mercado de trabalho baiano. Um ano atrás, os lotes da Fiol eram ocupados por 5,6 mil trabalhadores. Hoje, esse número caiu pela metade, com apenas 2,9 mil funcionários. Com atraso sobre atraso, a Fiol se converte em um projeto sem começo, meio ou fim.
Para Maia, essa realidade é reflexo da incapacidade de gestão do governo Dilma. “A obra teve no ano passado um ritmo acelerado e foi utilizada na campanha da presidente Dilma como peça publicitária de um Brasil que estava crescendo e trilhando o rumo do desenvolvimento. Um ano após as eleições, a Fiol está praticamente paralisada, com milhares de demissões e atrasos de salários, aprofundando ainda mais as dificuldades na nossa região. Tudo isso por causa da irresponsabilidade fiscal da presidente Dilma que assaltou o Brasil para se reeleger”, criticou.


Fonte: ASCOM do Deputado Federal Arthur Maia