30 de setembro de 2011

Consumidores devem cadastrar NIS em conta de luz até o final de outubro

Mais de 400 mil famílias na Bahia já perderam o direito ao desconto na conta de luz pelo programa de Tarifa Social de Energia, do Governo Federal. De acordo com a Companhia de Eletricidade da Bahia (Coelba), muitos consumidores no estado ainda têm direito ao benefício e estão pagando a conta mais cara porque não se recadastraram no programa.
Segundo a Coelba, cerca de cem famílias que consomem mais de 30 kWh devem cadastrar o NIS (Número de Inscrição Social) até o dia 30 de outubro de 2011. Com o benefício, os consumidores têm até 65% de desconto na conta de luz. Quem não se cadastrar, perde o benefício e vai pagar o valor normal de consumo no mês de novembro.
A Coelba informou que hoje o programa é voltado para famílias de baixa renda, que possuem renda mensal de até meio salário mínimo. Antes, segundo a Companhia, o benefício era concedido automaticamente aos consumidores que tinham média móvel de consumo dos últimos 12 meses menor que 80 kWh e menos de dois registros de consumo acima de 120 kWh no mesmo período. Quem tinha o desconto desta forma e não apresentou o NIS também perdeu o benefício e só poderá ter o desconto novamente se apresentar o registro.
A Coelba informou ainda que quem perdeu o benefício e atende às exigências do programa pode fazer o cadastro a qualquer momento.
Tarifa Social
O programa é um benefício instituído em Lei Federal para atender famílias de baixa renda e tem como principal critério para concessão a renda do consumidor. Veja as exigências para ganhar descontos na conta de luz:
- Clientes residenciais com NIS e renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa;
- Clientes residenciais com portadores de doenças que fazem uso continuado de aparelhos elétricos para preservação da vida, que tenham renda familiar de até três salários mínimos e que tenham NIS;
- Clientes residenciais usuários do Benefício de Prestação Continuada (BPC): idoso a partir de 65 anos ou portadores de necessidades especiais amparados pela Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) e com renda familiar de até ¼ do salário mínimo por pessoa com Número de Identificação do Trabalhador (NIT) / Número do Benefício (NB);
- Índios e quilombolas com NIS.

26 de setembro de 2011

VEREADOR VALMIR VISITA OBRAS NO DISTRITO DE BANCO CENTRAL


Nesta Segunda-feira, 26 o vereador Valmir Freitas visitou o distrito de Banco Central no intuito de fiscalizar o andamento das obras por ele indicadas e viabilizadas pelo Executivo. Na oportunidade ele inspecionou o serviço de recuperação da estrada que liga o Posto Santo Antônio na BR-101 até Banco Central. A obra está sendo feita pelo DERBA, em parceria com o município de Ilhéus cujo requerimento foi de autoria do Vereador Valmir. Dando sequência a visita o edil averiguou também as obras de: construção de arquibancadas e Banco de reservas no campo de futebol, recuperação de escadarias e ruas, reforma da escola e do Posto Policial. Essas ações traduzem o esforço e compromisso do vereador que vem pautando em sua luta diária o atendimento aos distritos mais carentes e distantes da sede. Valmir avaliou positivamente a visita, reiterando a grande conquista que a população tem tido na realização de obras mais urgentes. “ Estamos no caminho certo, pois conseguimos realizar o desejo da grande parte da população, e mais ainda, nos esforçaremos a viabilizar mais obras para Banco Central, a exemplo disso iniciaremos em breve a reforma total do cemitério, e conseguindo aos poucos resgatar a dignidade e qualidade de vida dos cidadãos” , finalizou o edil.

Prefeito Newton Lima faz nomeação técnica para Secretaria de Finanças

Acabou de ser nomeado para secretário da fazenda, Antonio Batista, que é conhecedor profundo de gestão e finanças públicas. Antonio já trabalhava na administração municipal, na parte de orçamento, e também exerceu o cargo de chefe de contrato e convênios da prefeitura municipal de Ilhéus.
Querido por servidores e cargos comissionados, Sr. Antonio, como é conhecido, já despacha no gabinete da secretaria da fazenda.

23 de setembro de 2011

PREFEITO DECRETA 30 DIAS DE SUSPENSÃO DE MULTAS EM ILHÉUS

Prefeito em exercício Mário Alexandre
O prefeito em exercício de Ilhéus, Mário Alexandre, suspendeu por trinta dias as notificaçõs de trânsito da cidade. Em entrevista exclusiva ao programa O Tabuleiro (Conquista FM) nesta sexta-feira (23), Marão disse que as multas estão suspensas por conta da greve do funcionários dos Correios, segundo ele, para que o encaminhamento das notificações não cause nenhum prejuízo ou constragimento aos mostoristas.
Durante a entrevista ao comunicador Vila Nova, o prefeito de plantão fez questão de dizer que já determinou ao secretário de Administração, uma auditoria na folha de pagamento na Prefeitura de Ilhéus. ” Quero saber para onde está indo o dinheiro do povo de Ilhéus. Quem trabalha, quem não trabalha , quem faz hora extra e quem não faz”, justificou.
Sobre a exoneração o jornalista Walmir Rosário, Mário Alexandre , que está em Salvador participando de uma atividade sobre a Ferrovia Oeste-Leste, disse que ainda não foi informado, “mas que aquele que não se sentir satisfeito com a administração pode pedir para sair “.