|
Provedor Eusínio Lavigne e José Viveiros da BAMIN |
Com o objetivo de proporcionar a melhoria dos serviços prestados pela Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus, a Bahia Mineração decidiu fechar uma parceria com a instituição. O acordo foi confirmado nesta quinta-feira, 04, em uma reunião na Santa Casa entre o presidente da empresa, José Viveiros, o provedor Eusínio Lavigne e o vice-prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre.
Em entrevista concedida a Vila Nova e Maurício Maron, Viveiros afirmou que a empresa assumirá os custos de uma obra de reforma e ampliação do pronto-atendimento do Hospital São José, que deverá ser iniciada em 60 dias. Além disso, ficará responsável pela alimentação dos médicos, pacientes e acompanhantes que ficam internados.
“Essa ajuda foi solicitada pela Provedoria da Santa Casa e a decisão de apoiá-la se deu em função do reconhecimento da vital importância desse complexo hospitalar para a população de Ilhéus e entorno”, disse.
Além disso, será feita a informatização de todos os setores da instituição e a adoção de um novo sistema de gerenciamento dos insumos.
A Santa Casa, que mantém o hospital São José, a maternidade Santa Helena e um banco de sangue, foi fundada em Ilhéus há 97 anos. De acordo com a Provedoria, os custos dos serviços da instituição, que incluem uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com seis leitos, superam largamente a receita.
Nos últimos meses, os hospitais da Santa Casa acumularam pendências financeiras que implicaram no atraso de salários e produziram ameaça de suspensão no fornecimento de remédios e suprimentos.