21 de dezembro de 2010
20 de dezembro de 2010
NEGROMONTE É CONFIRMADO MINISTRO E JABES PODE ASSUMIR O PP
O que já era esperado aconteceu no dia de hoje, o Deputado Federal do PP Bahiano Mário Negromonte foi confirmado no Ministério das Cidades, Negromonte vai substituir o também pepista Márcio Fortes, que tinha preferência da presidente eleita Dilma, mas carregava a antipatia da bancada do PP no Congresso. No sul da Bahia quem está comemorando muito é o secretário geral do partido o ex-prefeito de Ilhéus Jabes Ribeiro, que com a indicação de Negromonte para o Ministério das cidades, pode assumir o partido na Bahia.
15 de dezembro de 2010
DINHO GÁS É O NOVO PRESIDENTE DA CÂMARA DE ILHÉUS
A Câmara de Vereadores de Ilhéus elegeu na tarde desta quarta-feira, 15, a nova Mesa Diretora para o biênio 2011/2012. A Mesa será constituída pelos vereadores Edivaldo Nascimento, o popular Dinho Gás (Presidente); Reynaldo Oliveira, o Zé Neguinho (Vice-Presidente); Valmir Freitas (1º Secretário) e Tarcísio Paixão (2º Secretário).
O processo de votação teve início logo depois das 16h quando o presidente do Legislativo, vereador Jailson Nascimento abriu a Sessão e posteriormente fez a indagação de quais edis gostariam de concorrer a presidência da Câmara. Somente Dinho Gás e Paulo Carqueija se candidataram ao cargo.
NOVA MESA DIRETORA |
Logo após os vereadores receberam suas cédulas e puderam votar em seus respectivos candidatos. O placar final da votação foi de 7 votos a 5 para o vereador Dinho Gás. O vereador Alisson Mendonça chegou após a proclamação de Dinho Gás como novo presidente, mas fez questão de afirmar que seu voto seria do edil Paulo Carqueija.
O mesmo processo de votação seguiu para a eleição dos demais membros da Mesa Diretora. Zé Neguinho, Valmir Freitas e Tarcísio Paixão foram eleitos para vice-presidente, 1º secretário e 2º secretário respectivamente com unanimidade de votos.
Ao fim da votação, o vereador Jailson Nascimento parabenizou a nova Mesa Diretora da Câmara e pediu que todos os presentes no Plenário da Casa ficassem de pé para a execução do Hino Nacional. “A votação foi democrática e sem problemas, Dinho, Zé Neguinho, Valmir e Tarcísio estão de parabéns e a partir de 2011 vão ter a missão de estar a frente do Legislativo ilheense e realizar um belíssimo trabalho”, finalizou.
11 de dezembro de 2010
ELEIÇÕES ORIENTAÇÕES E COBRANÇA
Regimentalmente, a eleição da nova mesa diretora da Câmara Municipal de Ilhéus para o biênio 2011/2012, acontece nesta quarta-feira, 15/12, a partir das 16h que, pelo cronograma oficial será a última sessão ordinária da primeira parte da legislatura 2009/2012. A posse acontece dia 02 de janeiro, em horário a ser acordado entre a atual mesa e o novo quarteto de eleitos.
A mesa da Câmara compõe-se dos cargos de Presidente, Vice-presidente e Secretários (1º e 2º), com mandatos de 2 (dois) anos, vedada a recondução para o mesmo cargo na eleição imediatamente subseqüente. O atual presidente, Jailson Nascimento, por exemplo, é impossibilitado pelo regimento de se candidatar novamente como presidente. Poderá se candidatar a outros cargos, vice ou mesmo 1º ou 2º secretário. Uma observação importante é que o presidente atual da Câmara, Jailson Nascimento, que conduzirá os trabalhos, não tem direito ao chamado voto minerva.
A eleição dos membros da nova mesa far-se-á por maioria simples, assegurando-se inclusive o direito de voto dos candidatos. O processo eleitoral acontece utilizando-se cédulas de papel, impressas com o cargo, apenas com uma linha abaixo para que todos os votantes possam ali colocar o nome do candidato de sua preferência. Na realidade são quatro processos eleitorais. Presidente, vice-presidente, 1º secretário e 2º secretário. Acontecem de forma continuada e gradativa por cargos. Cada eleição em seu momento.
O processo é rápido e objetivo, pois, todos, certamente já chegam com a ‘colinha’ dentro do bolso do paletó, cientes em que votarão. Aliás, todos são candidatos, assim desejem. O regimento interno da Câmara Municipal de Ilhéus não estabelece prazo para registro de candidaturas. Qualquer vereador (o suplente, só em casos extremos) pode usar o púlpito, mesmo minutos antes da eleição, e se intitular candidato.
A sessão deve começar com a leitura do Salmo e, posteriormente o presidente da Câmara deve saldar os presentes, autoridades e imprensa, fazendo um diagnóstico do seu mandato; expondo o objetivo especifico e pauta da sessão; orientando sobre o processo eleitoral e, logo após, franqueando o microfone aos seus pares para que possam também se manifestar. Antes, porém, poderá haver o pequeno e grande expediente, leitura da ata anterior, como também a finalização da 2ª parte e final da votação da Lei Orçamentária para o exercício de 2011.
Já no momento preciso da eleição, o presidente, Jailson Nascimento, convocará o servidor da casa mais experiente e preparado para a entrega das cédulas de votação aos vereadores, que, logo em seguida serão convidados, um a um, para se dirigirem a um escrutínio fechado, onde, somente ele ratificará o nome do seu candidato. A seguir, os mesmos trazem a cédula já dobrada e deposita na urna que ficará na bancada da mesa diretora.
A ordem de votantes, do primeiro ao último será a seguinte: 1º – Alcides Kruschewsky (PSB); 2º – Aldemir Almeida (PSB); 3º – Alisson Mendonça (PT); 4º – Alzimário Belmonte (PP); 5º Carmelita Ângela (PT); 6º – Edvaldo Nascimento (PSDC); 7º – Gilberto Souza (PSDC); 8º – Jailson Nascimento (PMN); 9º – Marcos Flávio (PPS); 10º – Paulo Carqueija (PT); 11º – Reynaldo Oliveira (PPS); 12º – Tarcísio Paixão (PMN), e por último vota Valmir Freitas, do Partido Progressista. O próximo presidente será o 31º (trigésimo primeiro) chefe do legislativo ilheense.
Logo após a votação para presidente da nova mesa diretora, Jailson Nascimento convocará dois vereadores, a seu critério, para que, juntos, procedam a fiscalização da contagem dos votos. Após a contagem e resultado da urna, será proclamado o vencedor. Em seguida fará a eleição de vice, 1º e 2º secretários. Em caso de empate nas eleições, proceder-se-á o segundo escrutínio para desempate e, se o empate persistir, o terceiro escrutínio, após o qual, se ainda houver indefinição, o concorrente mais idoso será proclamado vencedor.
O próximo presidente, a partir de 2011 estará movimentando uma receita acima de MEIO MILHÃO DE REAIS e, portanto, se espera ações mais concretas, definidas e justas: Volta dos Tickets alimentação dos servidores; Pagamento em dia das férias vencidas e 13º salário dos comissionados; reposição salarial dos servidores prejudicados nos últimos 06 (seis) anos; Reativação de fato da Ouvidoria; Mecanismo para atrativo da sociedade perante o legislativo; Apresentar projetos importantes e de relevância para a sociedade; Realizar concurso público; Realizar Sessões especiais somente em dias em que não haja sessão ordinária; Implantação das sessões itinerantes (o regimento permite); Retorno da entrega de títulos de cidadãos ilheenses; Pulso firme no cumprimento integral do Regimento interno, sem necessidade de atropelar a lei; Relações imparciais com a mídia, sem protecionismo; Apresentação ao plenário e a imprensa, mensalmente, do balancete da Câmara do mês anterior; Des-compatibilizar os cargos de tesoureiro e contador; Corte do ponto dos vereadores faltosos; Acabar com o sistema de aluguel de máquina de xerox e conveniar com uma nova livraria para aquisição de material de expediente; Rever os casos de readmissão dos diretores de gabinete; Rever convênio com posto de gasolina; Contratar novos prestadores de serviços eficientes para refrigeradores de ar, CPD, telefonia e elevador.
Uma questão prática que o novo presidente precisa solucionar urgentemente é quanto aos veículos da Câmara, todos jogados ao tempo e se acabando. Interessante é que apenas um veículo funciona, no entanto, a Câmara dispõe de quatro motoristas.
7 de dezembro de 2010
AUGUSTO MACEDO: ILHÉUS ESTÁ NA EMINÊNCIA DE PERDER A GESTÃO PLENA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL
O Secretário de Assistência Social afastado Augusto Macedo, faz neste exato momento uma explanação para os vereadores, “O dinheiro infelizmente não é gerido pela Secretaria de Assistência Social”, jogando toda responsabilidade dos pagamentos e administração para a secretaria da Fazenda.
“Houve inchaço no programa pró – jovem com indicações políticas", assumiu o secretário afastado, jogando as indicações políticas para a Secretaria de Governo.
Perguntado pelo vereador Valmir Freitas, sobre a relação dele com o secretários Bahia e Alcides, ele foi enfático “ As vezes acho que estamos no Parlamentarismo, ao invés de uma República, onde temos o Rei, e dois primeiros ministros “ se referindo a ingerência dos secretários de Governo e Fazenda, na Secretaria de Assistência Social.
Fonte: Blog Agravo
6 de dezembro de 2010
PROJETO DE LEI DO VEREADOR VALMIR DÁ NOME A 04 LOGRADOUROS NO BAIRRO BASÍLIO
Um Projeto de Lei de autoria do Vereador Valmir Freitas, contempla quatro ruas da Conhecida Baixada do Sapo no bairro Basílio. Há mais de 20 anos que os moradores daquele conjunto sofrem por conta de não ter nomes nem numeração nas ruas daquele entorno, com a aprovação do projeto os logradouros podem agora ter números em suas casas, além de contar com Código de Endereçamento Postal (CEP), importante elemento para recebimento de correspondências, encomendas, faturas de água, luz e telefone, o que nunca tinha sido feito por conta desse entrave. As Leis que dão denominação as quatro ruas são respectivamente: Lei nº 3497/2010, denomina a Rua Rosalvo Brandão, Lei nº 3498/2010 denomina Rua Augusto Fernandes, Lei nº 3499/2010 denomina Rua Galdino Fernandes e a Lei nº 3501, denomina Rua Enedino Fernandes. (clique aqui)O representante local, o sr. Janildo explica que esta foi uma importante conquista dos moradores e que a intervenção do Vereador Valmir foi de fundamental importância para que soluções tenham sido alcançadas. Para se ajudar uma população basta ter boa vontade, mesmo em coisas que para muitos não tenham significado algum , mas pra quem sofria com o problema é uma vitória inesquecível, finalizou o vereador.
2 de dezembro de 2010
REUNIÃO COM MAJOR RICCIO E VEREADORES DEFINE POLICIAMENTO PARA OS DISTRITOS
Os vereadores Valmir Freitas, Jailson Nascimento, Gilberto Souza ( Bel ), Tarcísio Paixão, Edivaldo Nascimento ( Dinho Gás ), e Alzimário Belmonte ( Professor Gurita ) esteveram hoje por volta das 10 horas da manhã, no Comando da 70ª CIPM, em audiência com o Major Riccio para discutir questões relacionadas à Segurança Pública nos distritos, e em principal ao distrito de Banco Central, onde a situação é bastante desconfortável. De imediato, o Major agendou com os vereadores uma visita na localidade para a próxima quinta-feira, onde poderão juntos discutir a problemática. De antemão garantiu já, neste fim de semana, o envio de policiais para o distrito de Banco Central para que a segurança pública seja reforçada . O vereador VALMIR destacou a importância de se dar a devida atenção ao problema, pois a população vem sofrendo com assaltos e aumento na criminalidade e que o reforço na segurança irá garantir maior tranquilidade aos cidadãos.
Assinar:
Postagens (Atom)