13 de junho de 2010

VEREADOR VALMIR PARABENIZA OS PASTORES BATISTAS PELO SEU DIA

13 DE JUNHO - DIA DO PASTOR

VEREADOR VALMIR PARTICIPA DE PASSEATA EM DEFESA DO PORTO SUL

O Vereador Valmir participou nesta quinta-feira, 10, de um ato público em defesa da Construção do Complexo intermodal do Porto Sul. A passeata contou com um número de aproximadamente 10.000 mil pessoas, entre elas, várias lideranças, como o Secretário Estadual do PP na Bahia, Jabes Ribeiro e demais. A manifestação percorreu o centro de Ilhéus, em direção à Praça da Catedral onde foi feito o encerramento com o discurso de várias lideranças, que estão envolvidas em defesa de um empreendimento que irá trazer imensos benefícios à cidade de Ilhéus e região.

10 de junho de 2010

DEZ MIL PESSOAS SAEM ÁS RUAS DE ILHÉUS EM DEFESA DO PORTO SUL

Cerca de 10 mil pessoas participaram na tarde desta quinta-feira (10) de uma caminhada em defesa da implantação do Complexo Intermodal Porto Sul em Ilhéus, proposto pelo governo do Governo da Bahia e que contempla a região com uma ferrovia, um aeroporto internacional, um porto off-shore e uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE).
 
O evento contou com a presença de representantes de 160 entidades da sociedade civil organizada de Ilhéus e de diversos municípios do estado. Líderes políticos e sindicais e empresários da rede hoteleira também marcharam pelas principais ruas do centro, pedindo “Porto Sul Já”. A mobilização ganhou ainda adesão de empresários e funcionários das lojas do centro comercial do município, que aderiram à caminhada.

Os participantes da caminhada pró Projeto Intermodal resolveram chamar a atenção da população para a necessidade de garantir a execução do projeto, que de acordo com o prefeito de Ilhéus, Newton Lima, vai significar uma novo caminho para a economia baiana e, principalmente, regional. “A região vai iniciar um novo ciclo de desenvolvimento, trazendo geração de renda e novas perspectivas, principalmente, aos jovens. Ilhéus, dentro deste contexto, será o município a representar essa mudança de perfil e a consolidação de um dos projetos mais promissores que a Bahia já abarcou”.

Geração de emprego e renda também foi um dos principais pontos lembrados pelo deputado federal Geraldo Simões, presente ao evento. “Não podemos renunciar a esta oportunidade. Devemos estar atentos à todas as possibilidades de crescimento econômico que virão agregadas ao Porto Sul. E hoje a população deu uma prova concreta de que o projeto é o melhor para a cidade, para a região e para todo o estado”.

O vereador de Itabuna, Wenceslau Júnior (PC do B) lembrou do empenho dos governos federal e estadual em transformar a região num grande pólo de desenvolvimento. “Após o período agonizante vivido pela região sul com a quebra da lavoura cacaueira, o Porto Sul chega para propor uma mudança do perfil econômico da Bahia e a consolidação do seu posicionamento como um dos estados mais promissores do país”.

Os deputados estaduais Capitão Fábio e Ângela Souza, bem como o deputado federal Raymundo Veloso também estiveram presentes ao evento que foi encerrado na Praça Dom Eduardo, centro da cidade.   O Complexo Intermodal Porto Sul é um projeto desenvolvido pelos governos estadual e Federal em parceria com a iniciativa privada e com a Prefeitura de Ilhéus Todos os equipamentos propostos no projeto – considerada a maior intervenção estrutural da história de Ilhéus - serão instalados em área já delimitada, no litoral norte do município.

4 de junho de 2010

LULA REINAUGURA O PALÁCIO DO RIO BRANCO, SEDE DO GOVERNO DA BAHIA


 
O último presidente que esteve no Palácio Rio Branco, localizado no Centro Histórico da capital baiana, foi Emílio Garrastazu Médici, que, na sacada, garantiu a vinda do Polo Petroquímico para a Bahia. Há quem diga ter sido o ato uma “armação” do então governador Antônio Carlos Magalhães. Praticamente 31 anos depois, quando esteve subutilizado, o palácio foi totalmente restaurado pelo governador Jaques Wagner, que investiu R$ 7 milhões na recuperação do imóvel. Dia 10 de junho, ao lado do presidente Lula, ele usará a mesma sacada dos seus antigos adversários, ambos já mortos, para anunciar um mega pacote de projetos e obras para Salvador, com foco maior no Pelourinho.

3 de junho de 2010

VOTAÇÃO DA PEC 446/300 É ADIADA E POLÍCIA CIVIL MANTÉM GREVE NA BAHIA

Mais uma vez a votação da PEC 446/300 – projeto que estipula um piso nacional para policiais civis, militares e bombeiros – foi adiada pelos deputados federais. A aprovação do projeto, que conta com o apoio formal de 321 deputados, será discutida em nova reunião de líderes na próxima terça-feira (8), na Câmara Federal, em Brasília.
A Polícia Civil baiana iniciou uma greve no último dia 19 reivindicando a aprovação da PEC. Com o adiamento da votação, o Sindicato dos Policiais da Bahia (Sindpoc) decidiu manter a suspensão dos serviços por tempo indeterminado.
“Podemos garantir que a categoria está firme na luta, esperando uma decisão nacional do comando de greve da Cobrapol (Confederação Brasileira de Trabalhadores Policiais Civis)”, afirmou Marcos Maurício, vice-presidente do Sindpoc. Em Salvador, peritos técnicos reforçaram o movimento grevista e suspenderam a emissão de carteiras de identidades e antecedentes criminais nos SACs dos shoppings Barra, Iguatemi, Salvador e Boca do Rio.
Fonte: tribuna da bahia

DILMA PARTICIPA DE SEGUNDO EVENTO SINDICAL NESTA SEMANA

Com a pré-campanha embalada pelos sindicatos, a petista Dilma Rousseff terá na 2ª Plenária Nacional da Federação Única dos Petroleiros (FUP), que acontece hoje e amanhã em Brasília, a oportunidade de mais um palanque. O coordenador-geral da entidade, João Antônio de Moraes, disse que a candidatura de Dilma ao Planalto é a que mais se identifica com o pensamento da categoria.

Os petroleiros, diz Moraes, temem que, se eleito, o pré-candidato da oposição, José Serra (PSDB-SP), proponha a privatização da Petrobras. Tal hipótese é negada pela assessoria do tucano e entraria, segundo o partido, no capítulo do "terrorismo eleitoral".

"Há pessoas ligadas ao Serra que já disseram que, se ele for eleito, voltará à atual Lei do Petróleo (e não o marco regulatório do pré-sal)", afirmou. A FUP acredita que as mudanças propostas pelo governo Lula são um avanço em relação ao modelo atual, mas defende a volta do monopólio da Petrobras.

Dilma foi a única candidata convidada para participar da plenária da entidade. Será o segundo evento sindical, nesta semana, a servir de palanque para a candidatura petista. Na última terça-feira, durante a Assembleia da Conferência Nacional da Classe Trabalhadora (Conclat), em São Paulo, cinco centrais sindicais pregaram a continuidade do governo Lula e alertaram para um "retrocesso" caso Serra seja eleito.

Durante o encontro, a FUP quer obter de Dilma a garantia de que terá participação nas discussões sobre a política do setor petrolífero, caso seja eleita. A programação do evento, divulgada no site da FUP, informa que "a ex-ministra deverá comparecer ao evento para dar sua saudação aos petroleiros".

1 de junho de 2010

PREFEITURA DE ILHÉUS E GOVERNO DO ESTADO CONSOLIDAM PARCERIA DE SUCESSO

Uma parceria cada dia mais importante. Uma relação cada vez mais consolidada capaz de atrair para Ilhéus investimentos que representam a melhoria de vida para a população. Durante encontro que manteve com o prefeito de Ilhéus, Newton Lima, na manhã do último sábado (29), o governador da Bahia, Jaques Wagner reiterou o sucesso desta união, anunciando novos serviços para o município. O encontro aconteceu durante a entrega das novas instalações do Pronto-Socorro e novos equipamentos do Centro de Diagnóstico por Imagem do Hospital Geral Luís Viana Filho.

As ordens de serviço para a reforma das Centrais de Abastecimento, obra avaliada em cerca de 500 mil reais, e a pavimentação à paralelos e recapeamento asfáltico de diversas ruas da cidade, estimada em 1 milhão, também foram assinadas por Wagner, na presença do prefeito de Ilhéus. Ao se dirigir a Newton Lima e às demais autoridades que participaram do evento, o governador da Bahia lembrou que o município está num caminho sem volta rumo ao desenvolvimento. “Por isso, o governo do estado vem dando toda a condição necessária para preparar Ilhéus para esta nova era de crescimento”. O secretário de Saúde do Estado, Jorge Solla, também presente ao ato, parabenizou o prefeito de Ilhéus por possibilitar maiores investimentos ao Hospital Geral, graças a regularização da área onde o hospital se encontra instalado.


A medida, de acordo com Solla, “a medida vai garantir novas melhorias ao Hospital e dos serviços prestados à população ilheense e à moradores de cidades circunvizinhas”. Atualmente o Hospital atende uma média de 6 mil pessoas por mês. Assim como na área de Saúde, Prefeitura de Ilhéus e governo do Estado mantêm uma série de outras parcerias. Recentemente, durante o anúncio de um novo pacote de obras para o município, o prefeito de Ilhéus lembrou os inúmeros benefícios resultantes desse grande apoio do governo do Estado. Um dos exemplos são as intervenções que vem sendo feitas no bairro Teotônio Vilela, como parte das ações do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e que estão avaliadas em 20 milhões de reais. “Da contrapartida que o município teria que assumir no projeto do Teotônio Vilela, 90 por centro dela foi assumida pelo estado da Bahia, evidenciando o quanto o governo do Estado está comprometido com o desenvolvimento do município”.

Recuperação de ruas e de centrais de Abastecimento, que tiveram suas ordens de serviço assinadas por Wagner, também integram o pacote anunciado por Newton Lima, assim como obras de saneamento básico na zona sul, início imediato da construção de cinco quadras poliesportivas, projeto que tem como autor o deputado federal Fábio Souto. Também foi autorizada pelo prefeito a reforma completa das quadras do distrito de Banco Central e do Centro Social Urbano e a recuperação dos campos de futebol de areia da Adebi, na Avenida Soares Lopes, e do bairro do Salobrinho. Com o apoio da deputada federal Lídice da Mata, Ilhéus já está sendo contemplada com o projeto de sinalização turística, elaboração do projeto “Vila Gastronômica” para o bairro Banco da Vitória, melhoria de ruas e recursos na ordem de 500 mil reais para a pavimentação e urbanização da estrada de acesso à Praia do Marciano. 
Fonte: Otabuleiro